Partilhar

Desconto: 10%
27,00 € 30,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Catálogo da exposição evocativa do centenário da implantação da República em Portugal, procura representar uma dupla perspectiva histórica dos acontecimentos mais próximos do processo de construção republicana da sociedade portuguesa.
Por um lado, a narrativa de tais acontecimentos, que se estrutura a partir do olhar crítico e criador de Raul Brandão, nas suas Memórias, vistas como «legenda» possível e sugestiva da «atmosfera de uma época», mas também a partir do registo mais imediato dos factos nas páginas de uma imprensa então activa e construtora de um tempo que é já de modernidade. Por outro lado, está implícita uma leitura distanciada que procura descobrir nexos de inteligibilidade desse tempo a partir das questões mais pertinentes inscritas no calendário de 1910.
O Ano da República, mais que uma revista no plano acontecimental através do seu registo factual, procede ao levantamento e flui ao cabo de Doze Temas de um Calendário Republicano que dão conta da vivacidade como das contradições do movimento e do ideário republicanos, do mesmo modo que acompanham o descalabro da monarquia e das forças monárquicas.
Finalmente, o catálogo conclui com um caderno de fontes jornalísticas sobre a Revolução de 4 e 5 de Outubro, acentuando a modernidade de imprensa da época, num contexto de cultura urbana em que os jornais republicanos protagonizaram muitas das novidades que carrearam a transformação do espaço público.

Ler mais

Autor

João José Alves Dias

Ler mais