Partilhar

50 Anos de Humores

António Antunes

Em Stock



Desconto: 10%
43,20 € 48,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Marcelo Rebelo de Sousa: «António é um mundo feito de milhões de mundos, tantos, tão variados e tão mutantes, que neles cabem todos, uns os que foram e já não são e os que ainda não são, mas serão. Isso os torna, a si e à sua obra, perenes e ajuda a tornar perenes alguns que, de outra forma, nunca o seriam.»

Pode dizer-se que António é hoje um digno sucessor do maior caricaturista português de sempre — Rafael Bordalo Pinheiro, que teve uma actividade extremamente profícua e multifacetada. E se podemos dispor de matéria-prima para um Álbum das Glórias dos tempos modernos é, com a criação de António, de um modo fecundo e único, que contamos.

[…]

Contra qualquer tentação pacificadora, a caricatura como exercício da livre expressão do pensamento e marca de desassossego é um factor fundamental para a vida da democracia e para a construção da cidadania. Eis porque cinquenta anos de humor e de sentido crítico são fundamentais. Parabéns, António! Longa vida à vitalidade justa da caricatura. [Guilherme d’Oliveira Martins]

Ler mais

Autor

António Antunes

António (António Moreira Antunes) nasceu em Vila Franca de Xira em 12 de Abril de 1953. Tem o curso de Pintura da Escola Artística António Arroio, de Lisboa. Iniciou-se no cartoonismo em 16 de Março de 1974 no jornal República e é colaborador permanente do semanário Expresso desde o final de 1974. Dos prémios recebidos, destacam-se: Grande Prémio do XX International Salon of Cartoons (Montreal, Canadá, 1983); 1.° Prémio de Cartoon Editorial do XXIII International Salon of Cartoons (Montreal, Canadá, 1986); Prémio Gazeta de Cartoon (Lisboa, Portugal, 1992); Grande Prémio de Honra do XV Festival du Dessin Humoristique (Anglet, França, 1993); Award of Excellence — Best Newspaper Design, SND (Estocolmo, Suécia, 1995); Premio Internazionale Satira Politica (ex æquo) (Forte dei Marmi, Itália, 2002); Grande Prémio Stuart Carvalhais (Lisboa, Portugal, 2005); Prix Presse Internationale (Saint-Just-le-Martel, França, 2010); Prémio Gazeta de Mérito (Lisboa, Portugal, 2018). Realizou exposições individuais em Portugal, Brasil, Alemanha, Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, China e Holanda. Integra as antologias: The 1970s, Best Political Cartoons of the Decade, McGraw-Hill, PaperBacks, Nova Iorque; The Finest International Political Cartoons of Our Time, Wittyworld Books, EUA, 1992; The Finest International Political Cartoons of Our Time II, Wittyworld Books, EUA, 1993; The Finest International Political Cartoons of Our Time III, Wittyworld Books, EUA, 1994; Cartoonometer, Wittyworld Books, EUA, 1994; C’est Fôte à Bruxelles!, Centre Wallonie-Bruxelles, Paris, França, 2010. Autor de Figuras de Lisboa, 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade, realizadas em pedra encastrada, que constituem a animação plástica da estação Aeroporto do Metro de Lisboa. É curador da Cartoon Xira e director do World Press Cartoon. Condecorado em 2005, pelo presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, com a Ordem do Infante Dom Henrique, no grau de Grande-Oficial. Medalha de Mérito Municipal de Valor Cultural — Dourada/2019 Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Condecorado, em 2023, pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem da Liberdade, no grau de Comendador.

Ler mais