Partilhar

Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Lidia Maksymowicz tinha três anos quando, em dezembro de 1943, entrou com a mãe no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde foi marcada com o n.º 70072. Durante treze meses, sobreviveu àquele inferno como uma das pequenas cobaias de Josef Mengele, conhecido como «o Anjo da Morte». Em janeiro de 1945, após a libertação, sai de Auschwitz na companhia de uma mulher polaca, que decidiu adotar um dos «órfãos» deixados num local repleto de cadáveres. É na casa desta mulher que Lidia vive e cresce. No entanto, a pequena sobrevivente não esquece o seu nome nem a mãe biológica: não deixa de acreditar que a mãe está viva, nem de a procurar. E, de forma quase miraculosa, as duas irão reencontrar-se, dezassete anos depois. Do campo de concentração, Lidia recorda-se do silêncio necessário para sobreviver, sem poder sequer permitir-se uma emoção. Hoje, volvidos quase oitenta anos da sua prisão, dedica-se a preservar a memória do Holocausto, testemunhando «o que foi o Mal e que o Bem pode sempre prevalecer».

Ler mais

Autor(es)

Lidia Skibicka Maksymowicz

Lidia Maksymowicz, nascida na Bielorrússia em 1940 e hoje cidadã polaca, é sobrevivente do Holocausto. Aos três anos, foi um dos alvos das experiências genéticas do doutor Josef Mengele, no campo de concentração de Auschwitz.

Ler mais

Paolo Rodari

Paolo Rodari, nascido em Milão em 1973, é especialista em assuntos relativos ao Vaticano do jornal la Repubblica e coautor de vários livros de temática religiosa.

Ler mais