Partilhar

Desconto: 10%
33,31 € 37,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Eduardo Lourenço não dispersou a sua Biblioteca. Destinou-a a instituições onde os livros que reuniu ao longo de décadas pudessem encontrar leituras criativas, quer dizer, leitoras e leitores que possam ler-se através dos seus livros. O destino de cada conjunto terá sido escolhido, talvez, com o propósito de reduzir a força do acaso e de aumentar as hipóteses de que efetivamente ocorresse o Encontro dos livros e suas leituras.

O gesto de doação ou de destinação é tanto mais denso quanto a escrita, a literatura, os livros não constituem, em rigor, modos de acesso ao universo de Eduardo Lourenço, mas são esse universo. [...]

As doações à Câmara Municipal da Guarda (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço), à Faculdade de Letras da Universidade, à Biblioteca da Universidade de Coimbra e à Câmara Municipal de Coimbra são variações de um mesmo movimento, de um mesmo gesto: caminhar em direção ao começo. [...]

A Biblioteca de Eduardo Lourenço (BEL) merece um estudo aprofundado para melhor conhecer a [construção da] sua obra e os labirintos do seu pensamento. O número de títulos doados, embora seja um aspeto com significado, não será por certo o mais relevante. O estudo desta dimensão quantitativa calibrada com multiplicidade de conteúdos que comporta fornece um conjunto de informações pertinentes para conhecer melhor o homem, a obra e o legado do verdadeiro património imaterial que a BEL representa.

António Pedro Pita

Rui Jacinto


Ler mais

Autor(es)

António Pedro Pita

António Pedro Pita, Professor catedrático (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação).

Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX/UC, do qual foi Coordenador Científico.

Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo (2014-2017).

Delegado Regional da Cultura do Centro (2005-2007). Diretor Regional de Cultura do Centro (2007-2011).

Presidente da Direção da Associação de Professores de Filosofia (1988-1992; 1998-2000).

Trabalha nas áreas da filosofia (estética e filosofia política) e da cultura contemporânea.

Ler mais

Rui Jacinto

Geógrafo. Assessor na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; assistente-convidado no Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e representante da Universidade de Coimbra na Comissão Executiva do Centro de Estudos Ibéricos.

Tem realizado trabalhos sobre dinâmicas económicas e sociais, organização e reestruturação dos territórios e incidência regional e local das políticas de desenvolvimento. Além do envolvimento na gestão de projetos, programas e intervenções operacionais, de diferentes Quadros Comunitários de Apoio, tem participado em redes de investigação e de cooperação entre diferentes atores dinamizando iniciativas ligadas à formação e ao desenvolvimento económico, social e cultural. Leciona disciplinas na área da Cultura Portuguesa, Pensamento Contemporâneo e Metodologias de Investigação.

Ler mais