Partilhar

Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A 4 de março de 1528 um peregrino, em Jerusalém, sonha com o dia em que chegou ao Faial, exatamente cinquenta anos antes, e se apaixonou por D. Brites de Macedo, a mulher do capitão da ilha. 

Enquanto o dia a dia das ilhas decorre com sobressaltos, como a falta do sal ou as tropelias de uma baleia, em Jerusalém o peregrino confessa-se a um padre anão, que resolve acompanhá-lo aos Açores quando sabe que reside aí um padre que prega a devoção a Deus pela alegria em vez da penitência e do temor. 

Nas ilhas, aonde vão chegando os ecos da modernidade que vai mudando o mundo, há assassinatos por resolver, um endemoninhado atormentado, um padre falso, destinos inesperadamente fatais, um navio que explode e duas viúvas que descobrem a felicidade do prazer. E tudo é observado por uma moça tão simples que nem percebe o que é o pecado. 

Finalmente, o peregrino Rufino regressa para completar os seus dias ao lado da capitoa; ao chegar, conta-lhe o sonho em que viu o Faial como um jardim das delícias, à beira da Jerusalém celestial…


Ler mais

Autor

João Paulo Oliveira e Costa

João Paulo Oliveira e Costa nasceu em Lisboa a 1 de abril de 1962. É professor catedrático de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 2009. É diretor do Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar (CHAM) e tem uma vasta obra historiográfica em que se destacam as obras O Japão e o Cristianismo no Século XVI. Ensaios de História Luso-Nipónica (1999), Henrique, o Infante (2009), Mare Nostrum - Em Busca de Honra e Riqueza (2013) e História da Expansão e do Império Português (coordenador e coautor, 2014). Foi presidente da Associação de Amizade Portugal-Japão (2000-2005), tendo sido recentemente condecorado pelo Imperador do Japão com a Ordem do Sol Nascente.

Ler mais