A CONFISSÃO DE LÚCIO, a mais elaborada narrativa de um dos maiores nomes do Modernismo português, considerada pela crítica como a obra-prima dentre as suas novelas, foi publicada pelo poeta Mário de Sá-Carneiro (1890-1916) em 1914, um ano antes do surgimento do primeiro número da revista «Orpheu».
Ao incitar as personagens na busca de uma transcendência distorcida, Sá-Carneiro cria uma atmosfera de exacerbado lirismo. Capaz de acrescentar um prazeroso sabor ao narrar o inenarrável, mesmo no leitor que possui poucas fibras de sensibilidade, é capaz de produzir um turbilhão interior próximo ao palpitar acelerado do coração quando em êxtase, ao capturar-nos pelos efeitos da surpresa e do suspense. Além disso, pelas características intrínsecas da sua obra, como o gosto pela civilização cosmopolita, a descoberta e a exploração de novos sentidos e sensações, elabora a presença explícita da defesa ou da oposição de pensamentos e considerações quanto à moral corrente, ao narcisismo e fundamentalmente quanto às obsessões mais íntimas, consubstanciadas pelo desejo do suicídio, pelo amor pervertido e pela anormalidade e loucura.
Apresentado sob a forma de uma retrospetiva confessional, um romance policial de mistério complexo, a novela inicia-se com uma breve introdução, na qual o narrador, Lúcio, justifica o seu objetivo: confessar-se inocente após dez anos de prisão a que fora condenado pelo assassínio de um amigo. O narrador promete toda a verdade, mesmo que inverosímil, sobre essa morte ocorrida em circunstâncias misteriosas, mas considerada judicialmente como um crime passional. Porém, será o encarceramento realmente a condenação a uma pena de prisão ou simplesmente um internamento psiquiátrico. Não sendo, portanto, uma narração de toda fiel, todo o relato, apresentado em detalhes ambíguos, acaba por revelar-se uma questão de fundo a ser determinada pelo leitor: trata-se dum depoimento real ou simplesmente uma fantasia alucinada?
Por ser um texto constituído por um realismo fantástico e de vanguarda, já que Mário de Sá-Carneiro empenhou-se na busca de novos significantes em uma rutura com o modelo centrado no código princípio-meio-fim, A CONFISSÃO DE LÚCIO continua aberta a novos e amplos estudos e interpretações.
Ler mais
Mário de Sá-Carneiro
Poeta e ficcionista, com Fernando Pessoa e Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro constitui um dos principais representantes do Modernismo português. Partindo para Paris, em 1912, para cursar Direito, estudos que abandonaria pouco depois, a figura de Mário de Sá-Carneiro assume uma importância basilar para a compreensão do modo como o Modernismo português se foi formando com caracteres próprios na recepção das correntes de vanguarda europeias, processo de que a correspondência que estabeleceu com Fernando Pessoa dá um testemunho documental precioso e que culminaria com a publicação de Orpheu, em 1915. Os poemas que edita no primeiro número de Orpheu, destinados a Indícios de Oiro, são, a este título, significativos da sua adesão às estéticas paúlica e sensacionista, que na correspondência entre os dois grandes poetas fora gerada, glosando, então, em moldes muito devedores do simbolismo-decandentismo, a abjecção de um eu em conflito com um outro, reverso da sua frustração e insatisfação ("Eu não sou eu nem o outro, / Sou qualquer coisa de intermédio: / Pilar da ponte de tédio / Que vai de mim para o Outro", "7"), ao mesmo tempo que a publicação de "Manucure", no segundo número de Orpheu , revela uma incursão por uma forma poética mais próxima da escrita da vanguarda futurista, no que contém de autonomização do significante. Já antes de Orpheu, a colaboração de Mário de Sá-Carneiro na revista Renascença (1914) - onde Fernando Pessoa publica Impressões de Crepúsculo -, com a publicação de Além (apresentado como uma tradução portuguesa de certo Petrus Ivanovitch Zagoriansky), instituíra a sua experiência poética na charneira entre a herança simbolista e as tentativas paúlicas e interseccionistas. Mário de Sá-Carneiro constitui ainda um paradigma da prosa modernista portuguesa pela publicação das narrativas Céu em Fogo e A Confissão de Lúcio, construídas frequentemente a partir do estranhamento de um narrador insolitamente introduzido em situações onde o erotismo, o onirismo, o fantástico, se associam aos temas obsessivos do desdobramento e autodestruição do eu. O seu suicídio, com 26 anos, parecendo vir selar aquele sentimento de inadaptação à vida, de permanente incompletude, de narcísico auto-aviltamento e, sobretudo, de consciência dolorosa da irremediável cisão do eu, consubstanciada na dramática tensão entre um eu, vil e prosaico, e um outro, seu duplo ideal, que alimentaram tematicamente a obra, nimbou-o para a posteridade de uma aura de poeta maldito, que deixaria um forte ascendente sobre a poesia contemporânea de gerações posteriores à sua. Com efeito, a mensagem poética do autor de Indícios de Oiro ecoa postumamente na literatura presencista da geração de 50 e até surrealista, passando por nomes absolutamente diversos como Sebastião da Gama, Mário de Cesariny ou Alexandre O'Neill, entre muitos outros.
Ler mais