Partilhar

A Dança da Vida e a Vida da Dança - A Dança Desportiva como Modalidade para uma Sociedade com Ética e Valores

Isabel Baltazar, Eduardo Azevedo Couto

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
9,90 € 11,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Expressão corporal, movimento, estética ritmo, capacidade Motora, interpretação, o sentimento, mas, fundamentalmente, uma linguagem universal, de acesso a todos, na sua compreensão e aplicação independentemente da nossa latitude ou cultura Desporto e a Dança não são apenas Atividade Física, porque a qualquer movimento dito «físico» preside (ou deve presidir) um discernimento intelectual e um juízo ético. O Desporto e a Dança são «ÉTICA EM MOVIMENTO», pois que deles devem nascer sujeitos livres e libertadores, solidários e responsáveis.

Manuel Sérgio - Provedor da Ética no Desporto

Ao mergulharmos na presente obra, a primeira nota que nos toca é a sensação do «inesperado». ASSOCIAR A TEMÁTICA DA DANÇA À ÉTICA NÃO É UMA TAREFA LINEAR NEM IMEDIATA. Ficamos, por isso, curiosos para saber onde irá «desaguar» a presente obra. Ora, ao lermos A Dança da Vida e a Vida da Dança o estranho entranhasse, e esta ligação entre a dança e a ética é feita de forma interessante pelos seus autores, Eduardo Couto e Isabel Baltazar.

Esta última é embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto, e ao longo da existência deste tem sido uma excelente colaboradora e disseminadora da ética desportiva, com o seu saber e entusiasmo únicos. Saúdo, também, a Federação Portuguesa de Dança Desportiva que patrocina este livro e está nele presente.

[José Lima, da Introdução]

Ler mais

Autor(es)

Isabel Baltazar

É doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela NOVA FCSH, com uma tese intitulada «Portugal e a Ideia de Europa». Pensamento Contemporâneo. Desde a Pós-Graduação em Estudos Europeus, pela Univ. de Coimbra, trabalhou sempre na área de Estudos Europeus e concluiu o Pós-Doutoramento sobre a Europa na Diplomacia Europeia: uma visão comparativa pós-guerras. Investigadora integrada do IHC da FCSH/NOVA e associada do CEIS 20, da Univ. de Coimbra. Prémio Gulbenkian – História da Europa, pela Academia Portuguesa de História, à sua obra Repensar Portugal e a Ideia de Europa (2020). Docente Universitária. Investigadora e Gestora Nacional do Programa EPAS – ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU. Docente do ISEC LISBOA e Professora Adjunta Convidada na ESECS/IPL. É Embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) desde a sua fundação.

Ler mais

Eduardo Azevedo Couto

É licenciado em Psicologia pela Univ. Católica Portuguesa do Porto,Pós-Graduado em Psicologia do Desporto pelo Instituto Português de Psicologia (INSPSIC), Mestre em Treino Desportivo (Treino de Jovens) pela Faculdade de Desporto da Univ. do Porto (FADEUP) e Treinador de Ténis. Exerce atualmente funções de Treinador no Oporto Cricket and Lawn Tennis Club, tendo já passado por diversos clubes de ténis. Tem uma vasta experiência de voluntariado e apresentou um póster pela FADEUP no evento «Encontro de Investigação Jovem da Univ. do Porto» sobre a temática da sua dissertação de mestrado, de título: «Positive Development, Personal and Social Responsibility Model and Transfer Skills for Life: Analysisthrough tennis coaches».

Ler mais