Sinopse
A implantação do Museu do Neo-Realismo foi um processo bastante complexo, que a autora considera ter-se iniciado em 1969 com a morte de Alves Redol e com a possibilidade de se fundar uma Casa Museu Alves Redol.
Tendo sido decidido, em 1979, alterar o objectivo para um Museu do Neo-Realismo, iniciou-se uma longa fase de gestação do empreendimento, que passou por contactos com a Câmara Municipal de Vila Franca-de-Xira, a assunção do empreendimento por parte desta, com a nomeação de uma Comissão Instaladora, pela formação da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, a que se seguiu a instalação do Centro de Documentação do Neo-Realismo e a abertura ao público do Museu do Neo-Realismo, que incluía aquele, em 1993.
Prosseguiu-se com a elaboração do projecto de arquitectura, cuja autoria foi do Arquitecto Alcino Soutinho, inaugurando-se as novas instalações do Museu em 2007. Neste período foram realizadas numerosas exposições, inúmeras sessões e outras actividades sobre o Movimento do Neo-Realismo.