Partilhar

A Grande Guerra no Atlântico Português - Vol. II

Augusto Salgado, António José Telo

Em Stock



Desconto: 10%
22,50 € 24,99 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Em 1914-18 a mais intensa corrida naval de todos os tempos chega à sua conclusão lógica, com o choque das maiores armadas que o Mundo tinha visto até então. É um confronto à escala mundial, mas o seu centro está no Atlântico Norte, onde se enfrentam as quatro maiores armadas de então: a Britânica (2.529 mil t de navios de combate), a Alemã (1.177 mil t), a Americana (934 mil t) e a Francesa (703 mil t), tudo referente a Janeiro de 1914.

A zona mais intensa de combates é o Mar do Norte, palco da maior batalha de couraçados de sempre (Jutlândia, 1916). No entanto, a Jutlândia foi a única batalha onde, aparentemente, se concretizou a visão prevalecente antes do que seria um embate entre as grandes marinhas, visto como o choque dos castelos de ferro - uma expressão de W. Churchill. Tanto no Atlântico como no Mediterrâneo só a Jutlândia foi uma batalha de grandes dimensões entre couraçados e saldou-se por um resultado inconclusivo, não se tendo repetido.

 

Ler mais

Autor(es)

Augusto Salgado

Ler mais

António José Telo

É licenciado em Economia e doutorado em História. Foi professor auxiliar na Faculdade de Letras de Lisboa e professor associado e catedrático na Academia Militar desde 1999, até à sua reforma. É autor de uma vasta obra no campo da História, Defesa, Segurança, Economia e Relações Internacionais, publicada em seis países, com 24 livros e mais de 250 artigos, bem como numerosas intervenções em congressos, colóquios e eventos nacionais e internacionais. Na Tribuna da História António Telo publicou três obras, ‘Moçambique – 1895 – A Campanha de Todos os Heróis’, ‘Conflitos e Arte Militar na Idade da Informação’ e, em 2022, ‘Guerra e Mudanças na Europa e no Mundo no Século XXI. António Telo publicou em dois volumes a obra ‘História Contemporânea de Portugal – do 25 de Abril à Actualidade’, a que foi atribuído o Prémio John Dos Passos em 2009. Recentemente foi co-autor de cinco importantes livros sobre Portugal na 1.ª Guerra Mundial, num projeto de investigação da Academia Militar.

Ler mais