Partilhar

A Guardiã das Coisas Perdidas - E outras histórias inimagináveis

Sofia de Azevedo Teixeira

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Com cultores tão díspares e geniais como Cervantes, Edgar Allan Poe e Oscar Wilde, Tchekov, Jorge Luis Borges e Lovecraft, Aquilino Ribeiro, Sophia e Saramago, Machado de Assis, João de Araújo Correia e Júlio Cortázar, Rilke, Hélia Correia ou Clarice Lispector, entre tantos outros — a verdade é que o conto é tido como um género, de algum modo, menor. E, todavia, é unânime desde sempre a dificuldade do género. Para Eça de Queirós, no conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida. Percebe-se a dificuldade, a exigência extrema e a necessidade de dominar a capacidade de síntese em cada frase. Um conto — diz, por seu turno, Júlio Cortázar — desloca-se no plano humano em que a vida e a expressão escrita dessa vida travam uma batalha fraterna; e o resultado de tal batalha é o próprio conto, uma síntese viva e ao mesmo tempo a vida sintetizada, algo como o tremor da água dentro de um cristal, a fugacidade numa permanência. Neste conjunto de contos, Sofia de Azevedo Teixeira logra esse tão difícil equilíbrio entre o pessoal e o universal, o real e o onírico, pondo em fecundo diálogo a verdade e a imaginação, o deslumbramento e o mistério, manobrando com notável mestria e competência a difícil arte de contar.

_________

* A obra inclui a reprodução de dez obras plásticas (vide índice das gravuras reproduzido nas imagens apensas), cinco das quais reproduzidas a cores, e duas em página dupla.


Ler mais

Autor

Sofia de Azevedo Teixeira

Sofia de Azevedo Teixeira é natural de Argivai, Póvoa de Varzim. Licenciada em História (ramo Científico e ramo Educacional), tem formação em Escrita Criativa no Instituto Camões/EC.ON. Foi colaboradora da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim. Tem-se dedicado mormente ao conto, à monografia, entre outros géneros. Professora de História, é formadora de escrita criativa em escolas, bibliotecas e em cursos online. É, desde 2012, colaboradora do jornal MAIS Semanário. Exerce o voluntariado.

Livros publicados:

Os Penedos dos Guizos, 2008.

Terras de Ninguém, 2015.

Argivai, Viagem pela sua história, 2018.

Contos do Imaginário, 2018.

A Ribeirinha, 2021.

Ler mais