Partilhar

A Guerra que AÍ Vem - Ucrânia num Mundo em Mudança

António José Telo, João Vieira Borges

Em Stock



Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

António Telo e João Vieira Borges explanam, de modo coerente e abrangente, a mudança ampla, multifacetada e rápida do sistema internacional, e não só da arquitetura de segurança e defesa decorrente da invasão da Ucrânia pela Rússia. Os autores refletem sobre cenários possíveis para o futuro, com o risco inerente a tudo depender de uma mudança ainda a decorrer, num ambiente internacional, que leva alguns líderes europeus a mencionarem a possibilidade de uma guerra de maiores dimensões na Europa e no Mundo. São apresentadas visões complementares, começando pela Guerra da Ucrânia na Mudança Global (Telo) e acabando em Dez Lições da Guerra da Ucrânia (Borges). 

Os autores são inspirados pelas palavras de Churchill, em 1940, quando o velho leão lutava sozinho contra as nuvens negras que cobriam a Europa: “Só merece a liberdade quem está disposto a lutar por ela.


Ler mais

Autor(es)

António José Telo

É licenciado em Economia e doutorado em História. Foi professor auxiliar na Faculdade de Letras de Lisboa e professor associado e catedrático na Academia Militar desde 1999, até à sua reforma. É autor de uma vasta obra no campo da História, Defesa, Segurança, Economia e Relações Internacionais, publicada em seis países, com 24 livros e mais de 250 artigos, bem como numerosas intervenções em congressos, colóquios e eventos nacionais e internacionais. Na Tribuna da História António Telo publicou três obras, ‘Moçambique – 1895 – A Campanha de Todos os Heróis’, ‘Conflitos e Arte Militar na Idade da Informação’ e, em 2022, ‘Guerra e Mudanças na Europa e no Mundo no Século XXI. António Telo publicou em dois volumes a obra ‘História Contemporânea de Portugal – do 25 de Abril à Actualidade’, a que foi atribuído o Prémio John Dos Passos em 2009. Recentemente foi co-autor de cinco importantes livros sobre Portugal na 1.ª Guerra Mundial, num projeto de investigação da Academia Militar.

Ler mais

João Vieira Borges

É Major-General do Exército e desempenha as funções de Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar e de coordenador do observatório de Segurança e Defesa da SEDES. É doutorado em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores, mestre em Estratégia pelo ISCSP e mestre e licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar. Serviu como Comandante da Academia Militar (2016/20) e como presidente (e fundador) da Cátedra Bernardo Sá Nogueira, depois de ter sido 2.º comandante, diretor de ensino, chefe de departamento, vicepresidente (e fundador) do CINAMIL e professor. Foi comandante de unidades de escalão Pelotão, Companhia, Batalhão e Regimento (RAAA1, 2006/08), oficial de Estado-Maior no Estado-Maior do Exército, delegado da Artilharia Antiaérea na NATO, presidente do conselho da Arma de Artilharia, diretor da Revista de Artilharia e assessor de estudos e editor no Instituto da Defesa Nacional. Foi agraciado com vária

Ler mais