Partilhar

A História Contada com Maria João Avillez

Maria João Avillez

Disponível Brevemente



Desconto: 10%
48,60 € 54,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Nesta coleção da Imprensa Nacional, a publicação da obra de Mário Soares com Maria João Avillez segue-se ao Portugal Amordaçado/Le Portugal Baillonné (volume 1). Assim é porque ela constitui, por outros meios e com outra forma narrativa, uma espécie de continuação e o seu acabamento involuntário. Nesse sentido, é uma obra capital, na qual Soares investiu tempo, vontade, energia, memória, atenção, reflexão e entusiasmo. E um sentimento da história, com o seu alcance e a sua avidez. Nesta edição, publicamos ainda o dicionário biográfico que já existia na anterior, mas agora cuidadosamente atualizado pelos historiadores Pedro Marques Gomes e Teresa Clímaco Leitão. Soares fala das origens familiares, da formação política e cultural, da luta contra a ditadura, da construção da democracia. Fala das suas ilusões, deceções, indignações, convicções, acertos, erros, mudanças, confirmações, derrotas, triunfos. Fala numa linguagem viva, enérgica, direta, coloquial, às vezes sugerida ou alusiva, que passa do oblíquo ao frontal, do silêncio ao ênfase, do outrora ao agora, do hoje ao amanhã. Nos anos em que estas conversas se deram, Soares estava no auge do seu prestígio institucional e pessoal. Encontrava-se quase a terminar o último mandato de Presidente da República, cargo no qual as suas qualidades políticas e intelectuais se valorizaram e reconheceram como acontece com um livro que encontra, finalmente, os leitores argutos e sabedores que o compreendem e admiram.


Ler mais

Autor

Maria João Avillez

Maria João Avillez iniciou a sua actividade profissional com 17 anos, na RTP, e desde então não mais parou de fazer jornalismo: na televisão, nos jornais e na rádio. Foi redactora principal do Expresso e trabalhou ou colaborou em diversos meios de comunicação social – Diário de Notícias, Sábado, TSF, Rádio Renascença, SIC Notícias, TVI, RTP.

Entre 1987 e 1989, trabalhou como assessora no gabinete do então ministro da Educação, Roberto Carneiro. Actualmente escreve no Observador e tem um espaço de comentário politico semanal na TVI 24, colaborando também por vezes com o Público e o Expresso. Tem onze livros publicados.

Ler mais