Partilhar

Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A infância é um período de enorme criatividade, uma fase da vida em que a mente da criança absorve as particularidades do seu ambiente, tornando-as suas e crescendo através delas, de forma natural e espontânea.

Entre os textos da grande pedagoga, A mente da criança, publicado pela primeira vez na Índia apenas três anos antes da sua morte e aqui apresentado por Daniele Novara – um dos maiores especialistas em Montessori em Itália –, constitui o resumo das reflexões de Montessori, um clássico do pensamento pedagógico capaz de falar aos pais e educadores do nosso tempo. Ao trazer à luz as dinâmicas que orientam a aprendizagem de uma criança nos primeiros anos de vida, Montessori permite-nos não só compreender melhor as etapas do desenvolvimento físico e psicológico da infância, mas também nos oferece uma visão esclarecedora da forma como nos relacionamos com os nossos filhos pequenos.

Ler mais

Autor(es)

Maria Montessori

Maria Montessori nasceu no dia 31 de agosto de 1870 em Itália e, desde tenra idade, teve de lutar contra as limitações impostas às mulheres pela sociedade. Enfrentando a resistência do pai, mas munida do apoio da mãe, Montessori formou-se com distinção na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma em 1896. Ao fazê-lo, tornou-se uma das primeiras médicas italianas.

Em 1900, assumiu o cargo de diretora de uma escola para crianças com deficiência e começou a investigar extensivamente o desenvolvimento e a educação na primeira infância. O sucesso desse trabalho estimulou o seu desejo de testar com todas as crianças os métodos de ensino que criara. Em 1907, o governo italiano deu-lhe essa oportunidade, e Montessori fundou a Casa de Crianças, na qual os professores eram encorajados a dar um passo atrás e a seguir os pupilos, isto é, a deixar que os interesses naturais destes assumissem a liderança. 

Ao longo do tempo, Montessori ajustou os seus métodos por tentativa e erro. Os seus escritos serviram para espalhar o Método Montessori por toda a Europa e pelos Estados Unidos. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, viu-se forçada a fugir para a Índia, e a maioria das escolas que formara fechou.

Maria Montessori viria a falecer no dia 6 de maio de 1952, na Holanda, na companhia do filho, Mario, a quem deixou o seu legado. O trabalho que desenvolveu em prol das crianças de todo o mundo rendeu-lhe três indicações para o Prémio Nobel da Paz. A década de 1960 testemunhou um ressurgimento das escolas Montessori, que se estendeu até aos dias de hoje.

Ler mais

Daniele Novara

É pedagogo, autor, consultor e formador, fundou em 1989 o CPP, do qual continua a ser diretor. Dirige também os ateliers de aconselhamento pedagógico do CPP em Placência e Milão e, desde 2002, a revista Conflitti. Desde 2004, leciona no Mestrado em Educação Intercultural da Universidade Católica de Milão. Desenvolveu dispositivos, técnicas, métodos

e conceitos inovadores resultantes da prática quotidiana de trabalho pedagógico, aprendizagem e gestão de conflitos e que constituem o Método Daniele Novara.

Ler mais