A Nova História da Arte de Janson: a tradição ocidental
H.W. Janson
Sujeito a confirmação por parte da editora
Detalhes do Produto
- Editora: Fundação Calouste Gulbenkian
- Categorias:
- Ano: 2010
- ISBN: 9789723113150
- Número de páginas: 1188
- Edição: 9.ª Edição
- Capa: Brochada
Sinopse
Nova edição, completamente revista e actualizada, da "História da Arte" de H. W. Janson, manual clássico editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e utilizado por várias gerações de estudantes.
Intitulada "A Nova História de Arte" de Janson, contou com uma equipa de especialistas de diferentes áreas que recorreu a recentes abordagens interpretativas, a novos dados da história de arte e a novas fontes documentais, para além de novas e melhoradas imagens. As linhas mestras definidas pelo autor são mantidas: capítulos individuais consagrados ao Renascimento no Norte da Europa, ao Renascimento Italiano, à arte do Barroco e ao Alto Renascimento, que apontam para as divisões estilísticas que caracterizam os períodos fundamentais da era moderna.
Apesar de se circunscrever à arte ocidental, tal como a versão original, datada de 1962, contém um novo capítulo dedicado à arte islâmica e às relações desta com a arte ocidental. A nova versão parte, contudo, de uma abordagem cronológica da história da arte, tendo em conta as circunstâncias históricas da produção artística e a função social da obra de arte. Foram ainda introduzidas novas rubricas em cada capítulo: documentos históricos que enquadram a arte e os artistas no contexto da sua época, tabelas cronológicas, explicação das técnicas e processos usados pelos artistas e resumos que condensam os conceitos fundamentais de cada tema.
Cada capítulo foi examinado e revisto por seis historiadores diferentes: Penelope J.E. Davies, Walter B. Denny, Frima Fox Hofrichter, Joseph Jacobs, Ann M. Roberts e David L. Simon.
A bibliografia foi actualizada por Mary Clare Altenhofen da Biblioteca de Belas-Artes da Universidade de Harvard.
A versão portuguesa, editada pela Fundação Gulbenkian, tem a revisão científica de Fernando António Baptista Pereira, com a colaboração de Maria Marta Dias.