Partilhar

A Nova Justiça Administrativa - Legislação

João Raposo, João Caupers

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
11,35 € 12,61 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Nova justiça Administrativa reúne a mais recente legislação relativa aos Tribunais Administrativos e Fiscais com realce para a Lei n.º 13/2002, de 19 de Fevereiro, que aprova o Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais, e Lei n.º 15/2002, de 22 de Fevereiro, que aprova o Código de Processo nos Tribunais Administrativos.
A reforma da justiça administrativa agora anunciada e que entrará em vigor no próximo ano, representa uma verdadeira revolução tanto no plano teórico como no plano prático.
Como sublinham os autores da presente colectânea, Prof. João Caupers e Dr. João Raposo, a nova legislação visa "a substituição de urn modelo esgotado, claramente moldado sobre a tradição francesa de origem napoleónica, pelo modelo germânico, muito mais capaz de conferir efectiva protecção aos direitos e interesses dos cidadãos".

ÍNDICE

NOTA PRÉVIA

PROPOSTA DE LEI N.° 93/VIII

LEI N.º 13/2002, DE 19 DE FEVEREIRO
ANEXO - ESTATUTO DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS

PROPOSTA DE LEI N.° 92/VIII

LEI N.º 15/2002, DE 22 DE FEVEREIRO
ANEXO - CÓDIGO DE PROCESSO NOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS

Ler mais

Autor(es)

João Caupers

João Caupers é juiz do Tribunal Constitucional desde março de 2014 e Vice-Presidente deste Tribunal desde julho de 2016. É professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova desde maio de 2004.

Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973, escola onde concluiu o mestrado e o doutoramento, dedicou a maior parte destes quarenta e três anos ao ensino e à investigação.

Nos últimos dezanove anos tem exercido a docência na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, onde prestou provas de agregação, e onde foi aprovado nos concursos públicos para professor associado e para professor catedrático. Aqui ensinou Direito Administrativo, Ciência da Administração, Ciência da Legislação, Teoria da Norma Jurídica, Direito Internacional do Mar e outras matérias. Exerceu ainda as funções de subdiretor, diretor e presidente do Conselho Científico.

Desempenhou também funções técnicas e funções dirigentes na Administração Pública, exerceu advocacia e teve atividade relevante como jurisconsulto, como árbitro e como autor ou coautor de diversas reformas legislativas, nomeadamente nos domínios da organização administrativa pública, do procedimento administrativo e do processo administrativo.

É autor de mais de uma centena de escritos, de entre os quais se destacam Introdução ao Direito Comunitário, Os direitos fundamentais dos trabalhadores e a Constituição, A administração periférica do Estado, Estudo de Ciência da Administração, Introdução ao Direito Administrativo (doze edições), Introdução à Ciência da Administração Pública, Direito e Outras Coisas e Dicionário Jurídico Luso-Brasileiro (coautor).

Ler mais