Partilhar

Desconto: 10%
13,41 € 14,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Escrita em Berlim, em 1934, A Transcendência do Ego, é uma obra profundamente influenciada pela filosofia de Husserl, que Sartre então estudava afincadamente.

A sua primeira incursão na fenomenologia marca também o seu primeiro ataque à ideia do sujeito nas filosofias cartesianas.

A tese central deste opúsculo é que o ego não «habita» necessariamente a consciência, mas que, pelo contrário, ele é um produto da consciência.


Ler mais

Amostra

Autor

Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi um filósofo e escritor francês reconhecido unanimemente como um dos maiores vultos da corrente existencialista. A sua atividade literária de excelência abrangeu os mais diversos géneros – do teatro ao romance e ensaio – e foi reconhecida pela academia sueca, que o laureou com o Prémio Nobel da Literatura em 1964. Todavia, Sartre foi o primeiro autor a recusar este prémio, pois defendia que «um escritor que adota posições políticas, sociais ou literárias deve agir apenas com os meios que são seus – ou seja, a palavra escrita. Todas as honras que possa receber expõem os seus leitores a uma pressão que não considero desejável.»
Sartre foi presidente do tribunal criado por Bertrand Russell para julgar a conduta militar norte-americana na Indochina em 1967. Apoiou vivamente os ideais do Maio de 68 e em 1970 foi detido por vender propaganda maoista, na altura proibida em França. 


Ler mais