Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Portugal, cinco anos depois do 25 de Abril.

Um retrato do País a partir de um clube de futebol, onde os heróis e os vilões se confundem. Uma morte no estádio serve de ponto de partida para uma história de grandezas e misérias, que atravessa a sociedade, da política à Igreja, dos traumas da guerra colonial à economia por baixo da mesa que fazia parte do quotidiano dos portugueses, do jornalismo ao microcosmos de uma cabina. 

Quinze anos como futebolista profissional e trinta de jornalismo, colocam José Manuel Delgado numa posição  privilegiada para abrir as portas deste mundo, que continua a mover-se, em muitas áreas, como uma sociedade  secreta. 

A Vida aos Pontapés é uma obra de ficção. Porém, o universo onde a ação decorre é caracterizado com a mais absoluta fidelidade. Nada do que é contado aconteceu. Mas, a acontecer, seria exatamente assim...

Ler mais

Autor

José Manuel Delgado

José Manuel Delgado nasceu em Lisboa, em 1957. Iniciou-se como futebolista nas camadas jovens do SC Braga e, quando entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, transferiu-se para os juniores do Sporting (1974/76), encetando depois uma carreira profissional na I Divisão Portuguesa que o levou a representar, entre 1976 e 1989, Montijo, Belenenses, Portimonense, Benfica, Farense e Espinho. Pelo Benfica, ganhou dois campeonatos e duas taças de Portugal. Representou as seleções nacionais jovens e foi convocado três vezes para a Seleção Nacional.

Em 1989, aos 31 anos, terminou a carreira de futebolista e iniciou a de jornalista. Foi editor na revista Sábado e no jornal A Capital. No Record, foi diretor. Está em A Bola desde 2003, tendo integrado a direção do jornal de 2006 a 2023, tendo agora um estatuto de redator-principal. Recebeu vários prémios de jornalismo, foi membro da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa e da comissão executiva do Sindicato dos Jogadores. Esteve, como mandatário para a Juventude, na reeleição do general António Ramalho Eanes, em 1980, participando, em 1986, na campanha presidencial de Francisco Salgado Zenha.

Pulsação é o seu segundo livro, depois de A Vida aos Pontapés. E casado, pai da Rita, do Miguel e do Francisco e avô da Upa e do Zico.

Ler mais