Partilhar

Afinidades Electivas: Julião Sarmento coleccionador

Delfim Sardo

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
40,50 € 45,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Catálogo publicado por ocasião da exposição «Afinidades Electivas. Julião Sarmento coleccionador», comissariada por Delfim Sardo e apresentada na Fundação EDP - Museu da Eletricidade, de 16 de Outubro de 2015 a 3 de Janeiro de 2016, e na Fundação Carmona e Costa, de 17 de Outubro a 12 de Dezembro de 2015.

Ao longo da vida, Julião Sarmento [Lisboa, 1948] fez as suas obras encontrarem as obras daqueles a quem muitas vezes chamou amigos. Elas encontraram-se e trocaram de lugar e de posse: o que era dele passou a ser deles e o que era deles passou a ser dele. E quando não foi assim, foi como se tivesse sido. Delfim Sardo chamou, por isso, a esta exposição «Afinidades Electivas» - e desta maneira Goethe foi para aqui chamado com tudo o que isso significa de uma energia vital que se abre à abundância variada, colorida e complexa do mundo. Ao olharmos as muitas obras dos muitos artistas desta Colecção, conhecemos o íman de uma personalidade, a forma de uma vida, a intensificação de uma obra, a extensão de uma viagem, a fertilidade de um convívio. A regra que aqui se decifra é aquela estabelecida um dia por Charles Fourier: «As atracções (e os encontros) são proporcionais aos destinos.»

[José Manuel dos Santos]

Ler mais

Autor

Delfim Sardo

Delfim Sardo (Aveiro, 1962) divide-se entre a curadoria, a escrita e o ensino. Foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e director do Centro de Exposições do CCB e, actualmente, é programador de artes visuais na Culturgest. Enquanto autor e coordenador editorial, publicou Luxury Bound - A Fotografia de Jorge Molder (1999), A Visão em Apneia (2011) e Fotografia, Modo de Usar (2015), entre muitos outros títulos e catálogos de exposições. Doutorado em Arte Contemporânea, lecciona na Faculdade de Letras e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Em 1999, comissariou a representação portuguesa na 48.ª Bienal de Veneza e, em 2010, foi co-comissário da representação portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza.

Ler mais