Partilhar

Amores de Príncipe

Júlia Lello

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Ser Bruxa, foi uma das primeiras profissões que as Mulheres conseguiram ter: As mulheres que, desde a pré-história, enquanto os homens caçavam, iam descobrindo folhas, caules e raízes, que usavam como complemento da alimentação e no alívio de dores e maleitas. Por isso, contaram-me italianos, as bruxas são em Itália consideradas símbolo das feministas. Fadas e Bruxas (Que las hay, hay) podem ser más ou boas, prejudicar ou curar. Elas estão presentes na nossa história como na nossa imaginação. Quando, já com mais de vinte anos, vim a ler «Psicanálise dos Contos de Fadas», de Bruno Bettlheim, tive uma verdadeira epifania, ao perceber como todo aquele conteúdo simbólico estava bem vivo no inconsciente colectivo e no meu. (Júlia Lello, do prefácio)__“Quando voltou ao palácio, ainda surpresa e quase medrosa da metamorfose, o Príncipe, pensava ela, devia estar ainda com a. Mas o Príncipe estava no salão, a descansar de tantas viagens e noites de amor, e dos sonhos que cansavam, das lutas que com a bruxa tinha travado por causa da música. Ao princípio nem a viu entrar, nem decerto a conheceria: como poderia conhecê-la, se o seu aspecto já não era de Bruxa; e se ele já não se lembrava dela quando Princesa (até o som bonito do seu nome, gentil nome, ele havia esquecido). Mas era preciso dar tempo ao tempo.”(excerto)


Ler mais

Autor

Júlia Lello

(Maria Júlia de Fátima Soares Guimarães Lello) nasceu em Luanda, onde passou os primeiros anos, tendo depois vivido em Lisboa, onde também estudou e trabalhou. Os seus primeiros poemas datam da adolescência, mas só em 1982 sairia o seu primeiro livro de poesia. Para além de escritos e colaborações dispersos, publicou: Alguns textos de amor,Lx, E.A. 1982. Textos de Privação,Lx.E.A.1984, Textos Pretextuais, Lx, Europress, 1991, Os Vivos e os Mortos, Lx. E.A., 2011 (Poesia), Amores de Príncipe, Lx.,Lua Cheia, 1990 (Novela). O Concerto ou o Triunfo da Música e 9 poemas inéditos, Lx.,1991, Ass. Guilherme Cossoul, Dep. Literário (Teatro e Poesia), Virgínia Victorino e a Vocação do Teatro- Lx. ESTC, 2005(Ensaio). Colaborando frequentemente com instituições e projectos de índole cultural, para além da representação em antologias, como «O Lobo», «Inês de Castro- Antologia Poética» e outras, publicou ainda artigos abordando temas ligados a Pedagogia e/ou Teatro ou sobre a obra de Natália Correia de cujas tertúlias fez parte no Botequim.

A sua actividade criativa liga-se igualmente às artes performativas, pela participação em espectáculos, quer de teatro, quer de poesia ou musicais: Fez parte dos grupos “Teatro Emarginato” e “Oficina do Grotesco” e participou noutros projectos com grupos de teatro independente. Mais recentemente apresentou os recitais Dos dois lados do Mar, Palavras Ibéricas, Camões e o Amor, José Afonso e as Palavras, quer a solo quer acompanhada à guitarra. Licenciada em Filologia Românica, Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas, formada em Teatro pela ESTC, dedicou-se também ao ensino e à formação de professores. Reformada do ensino oficial, continua a colaborar como voluntária em universidades sénior.

Ler mais