Partilhar

Anatomia de uma Revolução: a Reforma Agrária em Portugal (1974-1976)

António Barreto

Em Stock



Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Um dos livros mais importantes que se escreveram em Portugal depois do 25 de Abril de 1974.

Este livro conta uma história que se passou há mais de 40 anos. Entre 1975 e 1976, o essencial do Alentejo agrário produtivo mudou de mãos. Mais de um milhão de hectares e explorações agrícolas foram ocupados pelos trabalhadores organizados em sindicatos e unidades colectivas de produção.

Tudo se passou sob a orientação do Partido Comunista Português, com o apoio das unidades militares da região, do governo, dos funcionários do Ministério da Agricultura e de outros grupos políticos de menor importância. Foi um processo revolucionário rápido que usou de intimidação e terror, mas não, graças à presença das forças armadas, de violência física.

Ler mais

Autor

António Barreto

António Barreto nasceu no Porto em 1942. Sociólogo, professor universitário e político, foi investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, deputado e membro do Governo, assim como colonista de vários jornais.

Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Prémio Montaigne em 2004. Autor da série de televisão Portugal, Um Retrato Social e do documentário As Horas do Douro. Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos (2009 — 2014). Sócio fundador da APPh (Associação Portuguesa de Photografia). Autor de vários livros, entre os quais António Barreto: Fotografias 1967 — 2010.

Ler mais