Partilhar

António Barreto - Política e Pensamento

Maria de Fátima Bonifácio

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
25,11 € 27,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«António Barreto é frequentemente apresentado como um «senador do regime». Ao longo de anos e décadas, foi acumulando uma extraordinária experiência e uma invulgar sabedoria, continuando a impor-se no palco nacional por mérito próprio - pela sua independência tranquila, a respeitabilidade da sua pessoa, a autoridade das suas palavras esclarecedoras, o seu juízo sólido, maduro, equilibrado, quase sempre dissonante do mainstream ou das «ideias recebidas»; quase sempre crítico do poder.

Retirou-se muito cedo da vida política activa (1991), com 49 anos. Chegou talvez alto demais cedo demais: aos 34 anos já era ministro (e antes disso já fora secretário de Estado). Esta precocidade, porém, não desfaz o paradoxo que tanta gente de há muito estranha. António Barreto tinha tudo para ser tudo o que há para ser em Portugal. E não foi. Porquê? Este livro pretende fornecer uma explicação satisfatória para um fenómeno que permanece singular, misterioso, intrigante.»

Ler mais

Autor

Maria de Fátima Bonifácio

Maria de Fátima Bonifácio (n. 1948) doutorou‑se (1990) e agregou-se (1997) em História Contemporânea de Portugal na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde foi docente de 1980 a 2006, e reformou-se em 2012 como investigadora‑coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Dos vários livros que publicou, destacam‑se Seis Estudos Sobre o Liberalismo Português (1991), Apologia da História Política (1999), D. Maria II (2005), Memórias do Duque de Palmela (2011), Um Homem Singular. Biografia Política de Rodrigo da Fonseca Magalhães (2013) e A Republicanização da Monarquia (2022). Pela escrita da presente obra, A Monarquia Constitucional 1807-1910 (2010), recebeu o Prémio Máxima de Ensaio.

Ler mais