Partilhar

Aprender a Desaprender - Diálogos para a Descolonização da Arquitetura

Equações de Arquitectura

Paulo Moreira (Ed.)

Em Stock



Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro nasceu com o propósito de especular sobre respostas possíveis a algumas questões: Como é que o campo disciplinar da arquitetura pode oferecer abordagens para a descolonização do presente? Que métodos podemos empregar para posicionar a arquitetura no debate sobre a descolonização? E, pensando numa pedagogia transformadora, como podemos reimaginar instituições ligadas à arquitetura, e as suas formas de atuação?

Os diálogos para a descolonização da arquitetura aqui reunidos fazem frente ao tema a partir de práticas e ações concretas. Entre os assuntos discutidos por arquitetos, artistas, críticos e autores do presente, destacam-se vários temas: o papel das diásporas na história, procurando reescrever narrativas emancipatórias sobre a relação entre colonizado e colonizador; as escalas de ação das práticas espaciais; as histórias pessoais e os comentários pedagógicos.

Reúnem-se contributos que desafiam abertamente as heranças coloniais, com as dificuldades e riscos inerentes. O objetivo é ampliar o alcance da disciplina da arquitetura, mesmo que não haja certeza nem convergência de ideias a propósito das suas ferramentas. O caminho não é linear, mas olhar «ao contrário» e romper os discursos predominantes pode ser um bom ponto de partida.

O livro, editado por Paulo Moreira, reúne contributos de Ibiye Camp, Margarida Waco, Mónica de Miranda, Luísa Santos, Banga Colectivo, Cartografia Negra, Natache Sylvia Iilonga, Thaís Andrade, Gabriela Leandro Pereira, Lara Isa Costa Ferreira, Demas Nwoko e Anyibofu Nwoko Ugbodaga.

Aprender a desaprender é uma co-edição Dafne Editora e Instituto e teve o apoio do programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

Ler mais

Autor

Paulo Moreira

Paulo Moreira (Porto, 1980) é arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2005). Estudou na Accademia di Architettura em Mendrisio (2002-2003) e na London Metropolitan University onde se doutorou em 2018. Em 2018 fundou o Instituto e desde 2021 é director do Arquiteturas Film Festival. É autor do livro Reciprocidades (Circo de Ideias, 2023) e editor de Critical Neighbourhoods (Park Books, 2022). Desde 2024 é Centennial Postdoctoral Fellow no Centre for Urbanism and Built Environment Studies, School of Architecture & Planning, da Wits University, em Joanesburgo, África do Sul.

Ler mais