Este livro apresenta um conjunto de textos com interesse e portadores de sínteses ou de novas abordagens. São fruto de uma intensa prática de debates em torno das décadas abrangendo entre nós o tempo decorrente entre a entronização de uma nova dinastia e o termo da fase henriquina do processo expansivo.
Visou-se, no fundo, não um comemoracionismo evocativo, mas o diagnóstico crítico de um Reino ao longo dos três quartos de século em causa.
Ler mais
Maria Helena Da Cruz Coelho
Maria Helena da Cruz Coelho é Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora Integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Colabora com outras Unidades de I&D e tem participado em diversos projectos científicos, alguns apoiados pela FCT. Pertence a diversas Academias e Comissões nacionais e internacionais, sendo membro da Comissão Científica de várias revistas do país e do estrangeiro. É Vice-Presidente da Academia Portuguesa da História e Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais.
Esteve presente em centenas de encontros e reuniões científicas no país e estrangeiro (Espanha, França, Itália, Inglaterra, Escócia, Bélgica, Áustria, Alemanha, Grécia, República Checa, Noruega, ex-URSS, USA, Canadá, Brasil, Argentina, Marrocos, Cabo Verde), apresentando, na maioria delas, comunicações e conferências. A sua investigação, divulgada em mais de trezentas publicações, algumas traduzidas em russo, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, incide sobre as mais diversas temáticas do período medieval, com destaque para a historiografia, biografia, história política, história social, história religiosa, história institucional, história económico-social, poder local, mundo rural, alimentação e quotidiano.
Recebeu o Prémio Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian (1990) e oito prémios da Academia Portuguesa da História. Foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2011).
No âmbito das matérias abordadas neste livro, conta, entre outros estudos, com as obras:
Forais de Montemor-o-Velho,
Montemor-o-Velho, Câmara Municipal, 2002.
Foral de D. Manuel I a Santarém,
Santarém, Câmara Municipal, 2007.
O Município de Coimbra. Monumentos Fundacionais, Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra.
Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
Ler mais