Partilhar

As Pupilas do Senhor Reitor

Júlio Dinis

Envio em 10 dias



Desconto: 20%
7,99 € 10,00 €

Sinopse

«O romance As Pupilas do Senhor Reitor traça um quadro de costumes rurais e sociais que ajuda a compreender aspetos relevantes da vida portuguesa da segunda metade do século XIX.
Algumas vezes classificado como escritor de leitura fácil e amena, Júlio Dinis merece ser lido e relido para além dessa imagem de superficialidade e de idealizada visão das coisas e das pessoas. N’As Pupilas do Senhor Reitor encontramos muito mais do que isso, por exemplo, no respeitante à prática da medicina e à imagem do médico, bem como no tocante a opções éticas e morais que nos mostram, em personagens de desenho sugestivo, uma sociedade em mudança. Com justiça, as obras de Júlio Dinis (e em especial este romance) conseguiram sobreviver ao seu autor.»

Nota prévia de Carlos Reis e introdução e nota de biobliográfica de Maria do Rosário Cunha.

Ler mais

Autor

Júlio Dinis

"Júlio Dinis é o pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, médico e escritor (Porto, 14 de novembro de 1839 – Porto, 12 de setembro de 1871). Estudo: Ana Maria Teixeira Soares Ferreira Licenciada em Ensino de Português e Inglês pela Universidade de Aveiro, é docente e adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul. Mestre em Literatura Portuguesa pela FLUC, com uma tese sobre a poesia de Alexandre O’Neill intitulada O Humor Satírico na Poesia de Alexandre O’Neill: Entre o Exorcismo e o Desafio. Doutorada em Literatura pela UA, com uma dissertação sobre as representações da morte em Mia Couto. Desde 1992, tem lecionado Português, Literatura Portuguesa, Cultura Portuguesa e Língua Portuguesa nos ensinos básico, secundário e superior. Tem-se dedicado à formação de professores de Português, integrando a bolsa de formadores do Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar. Nos últimos anos, tem vindo a participar em várias iniciativas culturais da Câmara Municipal de Ovar, destacando-se a colaboração com o Museu Júlio Dinis – uma Casa Ovarense, com comunicações e artigos sobre Júlio Dinis. — Ilustração: Pedro Podre Nascido em 1988 é um pintor e ilustrador do Porto. Formado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, as suas pinturas figurativas exploram narrativas sobre a infância, escapismos, identidade e ansiedades do século XXI. Apropriando-se da lógica da narrativa das ilustrações e da estética da banda desenhada e animação, o seu trabalho apresenta alegorias trágico-cómicas sobre a vida suburbana, medos e incertezas numa era de sobrecarga de informação."

Ler mais