Partilhar

Desconto: 10%
18,63 € 20,70 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Assim se Faz Portugal é o país a ver-se ao espelho. É sátira, é reflexão, é humor. É Portugal no seu melhor.

Agora, em livro, eis o primeiro lote de crónicas ditas por Maria Rueff – que assina aqui o prefácio – e emitidas na TSF entre Março e Julho de 2023, para memória futura e para gáudio dos leitores.

Ler mais

Autor(es)

Luísa Costa Gomes

Nasceu em Lisboa, em 1954. Licenciou-se em Filosofia, foi professora do Ensino Secundário e dirigiu a FICÇÕES (revista de contos). É autora de romances, contos, crónicas e peças de teatro, entre as quais Nunca Nada de Ninguém, o libreto da ópera Corvo Branco, O Último a Rir, Actor Imperfeito, etc.

O seu primeiro romance, O Pequeno Mundo, ganhou o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus e Olhos Verdes, o Prémio Máxima de Literatura. A obra Contos Outra Vez ganhou o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores. Publicou ainda, na Dom Quixote, os livros infantis A Galinha Que Cantava Ópera (2005), com ilustrações de Pierre Pratt, e Trava-Línguas (2006), com ilustrações de Jorge Nesbitt, A Pirata (2006), romance sobre a aventurosa vida da pirata Mary Read, e o livro Setembro e Outros Contos (2007).

O seu romance Ilusão (ou o que quiserem) (2009) recebeu, em 2010, o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol, «pela inovação e ágil registo estilístico», como referiu em acta o júri, e o Prémio de Ficção do PEN Clube, ex-aequo com Dulce Maria Cardoso. Cláudio e Constantino (2014) venceu o Grande Prémio de Literatura dst e Florinhas de Soror Nada, a Vida de Uma Não-Santa (2018), o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues.

O seu anterior livro de contos, Afastar-se - Treze Contos sobre Água, publicado em 2021, foi vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d'Escritas.

Ler mais

Filipe Homem Fonseca

Filipe Homem Fonseca nasceu em Lisboa, em 1974. É argumentista, dramaturgo, escritor, humorista, músico e realizador. Autor e coautor de contos, séries de televisão, peças de teatro, rubricas de rádio, documentários e filmes, como Herman EnciclopédiaContra-InformaçãoConversa da TretaParaíso FilmesBocageAzul a CoresSubmersosAqui Tão Longe e 1986. Tem dois livros de poesia, Conta Gotas e E Enquanto Espero que me Arranjem o Esquentador Penso em como Será a Vida depois do Sol Explodir. É autor dos romances Se Não Podes Juntar-te a Eles, Vence-os e Há Sempre Tempo para Mais Nada.

Ler mais

Afonso Cruz

Afonso Cruz é o multipremiado autor de romances como Para onde vão os guarda-chuvas ou Jesus Cristo bebia cerveja.

Recebeu, entre outros: Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Fernando Namora; Prémio Sociedade Portuguesa de Autores; Prémio Time Out - Melhor Livro do Ano; Prémio da União Europeia para a Literatura; Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco; Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ) e Prémio Literário#Maria Rosa Colaço. Assina, desde Fevereiro de 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título «Paralaxe».

Os seus livros estão traduzidos para mais de vinte línguas.

Ler mais

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro é autor, revisor linguístico director da na Escola da Língua. Exerceu, durante muitos anos, o ofício de jornalista, escrevendo, ainda hoje, para jornais. Em 1999, venceu o concurso literário do SOSRacismo e, em 2012, o programa Novos Talentos Fnac Literatura. É autor, entre outros livros (incluindo ficção), do Dicionário de Erros

Frequentes da Língua e, mais recentemente, de Sobre o Politicamente Correcto (Objectiva, 2020), ambos recebidos entusiasticamente pela crítica.

Na Objectiva, publicou ainda, em 2021, O Funambulista, o Ateu Intolerante e Outras Histórias Reais, crónicas insólitas de um quotidiano particular, e, em 2022, O Mundo pelos Olhos da Língua. Por Amor à Língua (2018), livro fundamental desta série de ensaios sobre a língua portuguesa, é agora relançado nesta edição revista.

Ler mais