Partilhar

Atlas da Revolução Francesa

Pierra-Yves Beaurepair, Silvia Marzagalli

Em Stock



Desconto: 20%
16,01 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este Atlas da Revolução Francesa, com mais de 120 mapas e gráficos computorizados, defende que a Revolução não começou na Primavera de 1789, mas, sim, que se insere num processo bastante amplo do qual os eventos de 1789 foram apenas uma fase de aceleração.

Situando a Revolução Francesa no contexto da história mundial e colonial, Beaurepaire e Marzagalli tentam, constantemente, perspectivar o acontecimento revolucionário como um projecto revolucionário de reconstrução da nação e das suas instituições que se confronta com contingências sociais, económicas, militares, diplomáticas e territoriais:

• A circulação de pessoas, ideias e mercadorias e a crise financeira e social: o contexto que antecedeu os acontecimentos de 1789;

• De 1789 a 1791: da crise do Antigo Regime à sua ruptura e ao fracasso da monarquia constitucional;

• De 1792 e 1799: guerra, divisões e cisões, radicalização revolucionária;

• A França de Bonaparte: a autoridade não põe em causa todas as conquistas da Revolução.

Este Atlas fala-nos de uma mudança que se estendeu da Europa ao Novo Mundo e às colónias, desde a década de 1770 até à França napoleónica, sob o lema «Liberdade, Igualdade, Fraternidade».


Ler mais

Autor(es)

Pierra-Yves Beaurepair

Pierre-Yves Beaurepaire é professor de História Moderna na Universidade da Côte d’Azur, membro honorário do Instituto Universitário de França. Publicou com as edições Autrement, nomeadamente, o Atlas de l’Europe moderne. De la Renaissance aux Lumières (2019). É também o autor de Les Lumières et le Monde. Voyager, explorer, collectionner (Belin, 2019).

Ler mais

Silvia Marzagalli

Silvia Marzagalli é professora de História Moderna na Universidade da Côte d’Azur e membro honorário do Instituto Universitário de França. Interessa-se pelas redes de comércio e pelo comércio marítimo nos séculos XVIII e XIX. É autora de numerosas obras, tais como Révolution, Consulat et Empire (Belin, 2019) e Bordeaux et les États-Unis, 1776-1815: politiques et stratégies négociantes dans la genèse d’un réseau commercial (Droz, 2015).

Ler mais