Detalhes do Produto
Sinopse
Eis enfim acessível ao grande público, seguindo uma abordagem científica e também clara, precisa e atraente, o essencial das bases da música, demasiadas vezes apresentado ora de forma obscura ora de um modo excessivamente simplificado.
Radicalmente original, a concepção desta obra concede um papel determinante à imagem, e não simplesmente à «ilustração», tornando-a um verdadeiro prolongamento do texto e um complemento indispensável à compreensão deste. À imagem junta-se a cor, que permite a visualização imediata da estrutura de uma obra, do registo das vozes ou dos instrumentos, das regras do contraponto, etc.
O volume anterior do Atlas de Música abrange a parte sistemática, contemplando, entre outros temas, a teoria e a técnica musicais. Inclui ainda uma secção histórica que se inicia com os mais antigos monumentos musicais, passando pelas grandes civilizações da Antiguidade e pelo Renascimento.
O presente volume do Atlas de Música inicia-se com a abordagem do Barroco - dando continuidade à História da Música encetada no volume anterior - e percorre, em seguida, as diversas épocas até à Actualidade. Privilegiou-se a evolução dos estilos, das grandes formas ou géneros musicais (sonata, sinfonia, ópera, poema sinfónico, etc.) e as características da linguagem musical dos compositores mais marcantes de cada período considerado.
O Atlas de Música, cuja versão em língua portuguesa se completa com o presente volume, foi publicado pela primeira vez em 1977 na Alemanha, onde conheceu reedições sucessivas. Traduzido e editado em não menos de quinze países, tornou-se uma obra de referência da especialidade. A presente edição portuguesa foi coordenada por dois especialistas do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e reproduz a edição alemã de 2005.