Partilhar

Autodefesa - Uma Filosofia da Violência

Elsa Dorlin

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Será a autodefesa legítima em contextos onde imperam o racismo, o sexismo ou a homofobia? Esta é uma questão crucial quando falamos de violência política, tema central deste ensaio exaustivo e provocador. Da resistência à escravatura na colónia francesa de São Domingos à protecção armada das comunidades negra e gay nos EUA na década de 1960, passando pela prática do jiu-jítsu entre as sufragistas em Inglaterra, Autodefesa - Uma Filosofia da Violência (2017) traça a genealogia de grupos e movimentos políticos que recorreram a métodos violentos para se protegerem.

Inspirando-se no pensamento crítico de Frantz Fanon, Judith Butler ou Michel Foucault, este livro reflecte sobre a ética do confronto em situações de opressão legitimada pela sociedade e pelo Estado. Um verdadeiro manual para «desaprender a não lutar».

Ler mais

Autor

Elsa Dorlin

Investigadora francesa das relações entre a violência, o género e a raça, Elsa Dorlin (n. 1974) lecciona Filosofia Política e Contemporânea na Universidade de Toulouse — Jean Jaurès. Doutorada pela Universidade de Sorbonne, recebeu, em 2009, a medalha de bronze do CNRS pelo seu trabalho no campo da epistemologia feminista. Publicou, entre outros títulos, La matrice de la race (2006) e Sexe, genre et sexualités (2008), além de ter organizado a antologia de textos de feministas afro-americanas Black Feminism (2008). Pelo seu livro Autofesa: Uma Filosofia da Violência, foram-lhe atribuídos o prémio Frantz Fanon (2018) e o Prix de l’Écrit Social (2019).

Ler mais