Daniela Costa
Daniela Costa
Com formação em Ensino de Português, pela Universidade do Minho, Daniela Costa deu aulas de Português em Timor-Leste em 2004, onde organizou também uma biblioteca escolar.
Em 2012, criou Biografias por Encomenda, atividade profissional que exerce em exclusividade até hoje, tendo criado dezenas de textos para edições particulares (biografias, contos, monografias e cartas).
Em 2014, publica Dançar à Chuva (edição e autor), uma coletânea de biografias de pessoas que, no seu anonimato, apontam sinais de esperança.
Edita em 2018 o livro Uma bomba a iluminar a Noite do Marão, pela Edições Afrontamento e, em 2022, Rasgar Silêncios, com a Editorial Novembro.
Recebeu o 1.º Prémio do I Concurso Literário organizado pela Embaixada da República da Coreia em Portugal, com José Luís Peixoto à cabeça do júri, o 3.º Prémio da 16.ª edição do Concurso Literário Dr. João Isabel, organizado pela Câmara Municipal de Manteigas, e o 2.º prémio do Concurso Textos de Amor Manuel António Pina 2020.
Atualmente, integra o CELA (Connecting Emerging Literary Artists), que tem como objetivo aumentar a capacidade de uma nova geração de criadores literários de trabalhar numa escala internacional.