Eugénia Tomaz

Eugénia Tomaz nasceu em Lisboa a 1 de Setembro de 1957. É Técnica em Medicina Física e Reabilitação, a principal actividade, desde 1982. É artista plástica e ensaísta. Como pintora realizou várias exposições individuais e colectivas em Galerias de Arte, Museus, Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Faculdade de Letras de Lisboa. Frequentou o Curso de Conservação e Restauro de Pintura no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.
No âmbito da Literatura iniciou a sua actividade como ensaísta no ano 2000. Conta com várias publicações literárias sobre arte, cultura, antropologia teológica, teologia e ciência. No âmbito da comunicação social, foi colaboradora do Jornal Diocesano de Lisboa, Voz da Verdade, durante dois anos, e do jornal da Santa Sé L’Osservatore Romano, três anos. Conta, ainda, com diversos artigos publicados em revistas e jornais, nomeadamente, revista Grande Reportagem, 1992-2002; revista do Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma A Arte do Ofício, 2001-2003; jornal Observador, desde 2019; jornal Público, desde 2022; no site Jesuíta pontosj.pt, 2022; no site oficial da Diocese Leiria-Fátima, GIC, em 2020. A partir de Janeiro de 2025 retoma a colaboração com o Jornal da Santa Sé.
Em toda a sua actividade promove uma renovação de linguagens entre cultura, ciência e teologia. É catequista de adultos na paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Benfica, desde 2012.