José Vicente Moura

Nascido em Belém, Lisboa, em 1937, José Vicente Moura presidiu ao Comité Olímpico de Portugal de 1990 a 1993 e de 1997 a 2013, tendo exercido também o cargo de presidente do Conselho Superior de Desporto.

Do legado no COP, destacam-se a chefia da missão aos Jogos Olímpicos de Los Angeles — nos quais Portugal conquistou pela primeira vez três medalhas, entre as quais uma de ouro — e ainda a presidência do Comité nos de Barcelona, Sydney, Atenas, Pequim e Londres. Merecem igualmente referências a construção de uma nova sede para o COP, a criação das associações dos Comités Olímpicos de Expres- são Portuguesa e dos Atletas Olímpicos Portugueses, bem como a organização dos Jogos da Lusofonia e a instituição dos Centros de Preparação Olímpica e do Tribunal Arbitral do Desporto.

Praticou natação no Sport Algés e Dafundo, modalidade na qual conquistou títulos regionais e nacionais. Entrou, de resto, no dirigismo desportivo, em 1977, como secretário-geral da Federação Portuguesa de Natação. Mais tarde, nos anos 90, seria presidente do Clube Panathlon de Lisboa e do próprio Sport Algés e Dafundo, entretanto já reformado, com a patente de capitão de mar e guerra, de uma absorvente carreira na Armada. Seria ainda vice-presidente do Sporting Clube de Portugal, de 2013 a 2017.