Julieta Teixeira Marques de Oliveira

Julieta Teixeira Marques de Oliveira, nasceu em Lisboa. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em História Moderna pela Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Génova. Depois de leccionar alguns anos em Lisboa, parte para a Itália. Leitora de Língua e Cultura portuguesa na Universidade de Veneza, Pádua e Pavia.

Assinou um contrato de investigação com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Resultou uma exaustiva pesquisa subordinada ao tema Fontes Documentais de Veneza referentes a Portugal, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em Lisboa, 1997.

Em 1995 defendeu com distinção e louvor, na Universidade em Lisboa, a sua tese de doutoramento sobre Veneza e Portugal no século XVI: subsídios para a sua história. Tal obra foi publicada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, em Lisboa no ano 2000. Autora de vários artigos, recensões e textos. Destacamos, para além dos já citados: La crisi del 1580 e la perdita dell’indipendenza del Portogallo nei menoscritti della Marciana (Pádua, Universidade de Pádua, 1986); O falso D. Sebastião perante o Senado de Veneza (Annali di Cáfoscari, Veneza, 1988); Padre Antonio Vieira e la storia delle idee culturali e letterarie (Pádua, Universidade de Pádua, 1989); P. José Anchieta, projecção cultural da sua obra; O lúdico e o pragmático no discurso de P. António Vieira (Veneza, 1997), Os Teixeira Lopes – Memórias de uma Família (Lisboa, Edições Colibri, 2004), Ritmos da Alma (Lisboa, Edições Colibri, 2017), Ausências Presenças (Lisboa, Edições Colibri, 2018) e Caminhos Paralelos | Cruzados (Lisboa, Edições Colibri, 2021).