Leonel da Cunha

LEONEL DA CUNHA - Nasci em Lisboa no dia 17 de Novembro de 1935 na maternidade Alfredo da Costa. Contudo passei dois terços da minha vida em Vendas Novas. Aqui estudei até ao 5.° ano no Colégio desta localidade e completei o 7.º ano em Évora. Nesse mesmo ano concorri aos ctt tendo sido aprovado.

O meu primeiro trabalho no Correio foi em Câmara de Lobos, e depois no Funchal, onde estive cerca de um ano.

Regressado ao continente fui colocado na estação de Lavre, onde estive 7 anos. Depois fui transferido para Vendas Novas onde desempenhei as funções de chefe de estação durante outros 7 anos. Seguidamente trabalhei para a Direcção Geral do Correio na área da distribuição domiciliária e durante este período fiz estágios (de Organização e Métodos) em França e na Suíça.

Fui coordenador da implantação do Código Postal a nível nacional e dei formação na área da distribuição domiciliária aos PALOP.

Reconhecido como especialista em organização nesta área, fui convidado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) a fim de organizar a distribuição domiciliária nas cidades da Praia e do Mindelo.

Uma vez na reforma dediquei-me a escrever artigos para o jornal a Gazeta de Vendas Novas durante cerca de 12 anos.

Em 2016 publiquei Vendas Novas das Passagens e dos Passantes – Cenas de uma Vila Tranquila e em 2017 Caderno de Capa Preta – Memórias de um Viver já vivido.