Maria Augusta Lima Cruz

Maria Augusta Lima Cruz é licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa 1967) e doutora em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1987), faculdade onde fez a agregação em Descobrimentos e Expansão Portuguesa e onde leccionou de 1984 a 1999. Integrou o Conselho Científico da Comissão Nacional dos Descobrimentos, de 1988 a 2001, e foi presidente do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, entre 1992 e 2000.

Foi professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (1999-2009) e professora visitante de várias universidades francesas e italianas. Atualmente é investigadora integrada do Centro de Humanidades (CHAM).

O seu trabalho tem incidido sobre temas relacionados com contactos entre povos, no âmbito do processo de expansão portuguesa no mundo nos séculos XV, XVI e XVII, e com a história cultural e social na época Moderna. É nesse âmbito que tem desenvolvido vários projectos de investigação, centrados, designadamente, em Marrocos e na Índia.

Além dos numerosos estudos e artigos sobre temas da sua especialidade, publicados no país e no estrangeiro, a sua obra estende-se à edição de textos de viagem e fontes narrativas, merecendo destaque o seu trabalho em torno das Décadas da Ásia de Diogo de Couto.