Zé Manel da Lixa
Manuel José Cerqueira da Silva, mais conhecido por “Zé Manel da Lixa”, nasceu na freguesia de Santão, concelho de Felgueiras, a 13 de outubro de 1949.
Iniciou a sua carreira profissional ainda em tenra idade, como aprendiz de torneiro mecânico. Chegou a empresário no mesmo setor de atividade. Atualmente encontra-se reformado.
O seu serviço militar foi prestado em Angola, de onde regressou em 1973, fixando residência em Vila Cova da Lixa, onde constituiu família.
Em 2009 publica Encantos e recantos da cidade da Lixa, sendo a sua primeira obra editada e dedicada à sua terra amada. Em 2013, edita A poesia e a vida, que se encontra atualmente na 4.ª edição. Em 2016 coordenou a monografia A página do Combatente, direcionada para testemunhos dos ex-Combatentes do Ultramar. Tem igualmente mantido diversas colaborações com publicações periódicas locais, como o Semanário de Felgueiras ou o Jornal da Lixa. É frequente receber convites para participar em tertúlias poéticas ou para declamação de poemas, de sua autoria, em diversos eventos ou festividades.