Partilhar

Bashshar, o Guardador de Pássaros

Lurdes Breda, Roberto Chichorro

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Bashshar, o guardador de pássaros, era celebrado pelo povo como o mensageiro das boas novas. Esperava que, tal como no passado, os homens da sua família o tinham feito, o chamamento do seu batuque trouxesse os pássaros até si. Mas há muitos e muitos anos que nenhum pássaro habitava a aldeia onde vivia. Antigamente, ficavam aí à mistura com a gente e com as flores, que mesmo quando as chuvas demoravam a chegar, continuavam a desabrochar e a encher de cor aquele lugar. Contudo, até as flores desapareceram. Poderá Bashshar, o guardador de pássaros, desafiar os espíritos e trazer de novo os pássaros e as flores para enfeitar o sorriso das crianças da sua aldeia?

 

Ler mais

Autor(es)

Lurdes Breda

Lurdes Breda nasceu em 1970, no concelho de Montemor-o-Velho, Portugal. É autora de vinte e quatro obras e coautora de outras onze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. É conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. O seu livro “O Alfabeto Trapalhão” é um dos livros aconselhados pela “Casa da Leitura” da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi um dos livros selecionados pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas para estar no Pavilhão de Portugal, país convidado em 2012, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália. É, ainda, um dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, 1º ano, leitura orientada. Ainda em 2012, esteve presente como escritora convidada na “I Mostra de Literatura Infantojuvenil de Maputo”, em Moçambique. Foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. Em 2005 foi distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor” e em 2014 recebeu a Medalha de Mérito Municipal Cultural. Pertence ao Grupo Poético de Aveiro e é membro efetivo da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Participa em atividades que visam a integração da pessoa com deficiência na sociedade e a promoção do livro e da leitura em inúmeras escolas e bibliotecas.

Ler mais

Roberto Chichorro

Nasceu em 1941 em Lourenço Marques. Trabalhou como desenhador de publicidade e arquitetura e como decorador de pavilhões para feiras internacionais em Moçambique. Fez cenografias para espetáculos e ilustrou vários livros. De 1982/85 foi bolseiro do Governo Espanhol, em Madrid, para cerâmica (Taller Azul) e zincogravura (Óscar Manezzi). Em 1986 foi bolseiro do Governo Português, vivendo em Portugal desde essa data e dedicando-se exclusivamente à pintura. Desde 1967 expõe, em exposições individuais e coletivas, quer em Portugal, quer nos restantes países europeus, assim como nos PALOP. Entre 1973 e 2020 tem recebido vários prémios e várias menções honrosas. Em 2012 foi homenageado no evento multidisciplinar cultural, PLAST&CINE, realizado pela Editorial Novembro, em parceria com o Eixo Cultural do Douro. Tem referência em vários dicionários de pintores e escultores portugueses e em revistas de arte de âmbito nacional e internacional. É ainda autor de várias ilustrações de livros, de escritores africanos e portugueses, de referência nacional e internacional. Desenvolveu inúmeras iniciativas, evidenciando-se, entre elas, as viagens culturais a museus de referência, encontros com outros artistas, concertos, colóquios e oficinas de prática artística para crianças, jovens e adultos.

A cor, a vibração, a exuberância, a ousadia, a inspiração, o imprevisto, o adorno, o figurativo, o registo, o abstrato, a frescura e o vigor são apenas uma ínfima parte dos nomes que classificam a sua vastíssima obra.


Ler mais