Partilhar

Blueberry : Sombras Sobre Tombstone

Blueberry

Jean-Michel Charlier, Jean Giraud

Em Stock



Desconto: 20%
6,32 € 7,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

“Jogador profissional abtido pelas costas”, anuncia a edição especial do Tombstone Epitaph. Nada de extraordinário, não fosse o jogador chamar-se Blueberry, uma verdadeira celebridade, segundo Campbell, jornalista em Boston. Mas mesmo com três balas no corpo, Blueberry não morre! Mal abre um olho, Campbell precipita-se para a sua cabeceira a fim de registar as memórias do herói. A coisa começa mal, porém: o seu primeiro feito consiste em apanhar uma bebedeira, acabando a chafurdar numa pocilga com os porcos… Entretanto, Strawfield celebra com grande aparato a partida para Tucson do seu carregamento de prata, que os Clanton planeiam atacar, disfarçados de Apaches. E é com a sombra de Gerónimo a pairar sobre as colinas que o ataque se consuma…


Ler mais

Autor(es)

Jean-Michel Charlier

Jean-Michel Charlier nasceu em Saint-Cloud (Liège, Bélgica) a 30 de Outubro de 1924. É um dos mais importantes argumentistas da Banda Desenhada realista franco-belga da segunda metade do século XX. Em 1944 entra para a revista Spirou, onde começa por ilustrar cursos de pilotagem e aeromodelismo, e por assinar uma tira sobre desportos. Depois da Segunda Guerra Mundial é apresentado por Georges Troisfontaines (patrão da agência de distribuição World Press) a Victor Hubinon, e da colaboração entre os três surge a série Buck Danny, em 1947. O encontro de Charlier com Jijé leva o primeiro a abandonar o desenho e a dedicar-se em exclusivo aos argumentos de Banda Desenhada. Multiplica parcerias com Paape e Jean Graton (Les Belles Histoires de l’Oncle Paul, 1951), Eddy Paape de novo (Jean Valhardi, 1951) e Mitacq (La Patrouille des Castors, 1954), entre outros. É um dos fundadores da Pilote (1959), onde surgem as aventuras de Tanguy e Laverdure (desenho de Uderzo, e mais tarde de Jijé), Barba Ruiva (desenho de Hubinon) e, em 1963, Forte Navajo (Blueberry, desenho de Giraud).

Ler mais

Jean Giraud

Jean Giraud nasceu em Nogent-sur-Marne (França) em Maio de 1938. Entra para a Escola de Artes Aplicadas de Paris em 1954, assinando no ano seguinte algumas ilustrações na revista Fiction. Entre 1956 e 1958 publica as suas primeiras Bandas Desenhadas em Far-West, Sitting-Bull, Fripounet et Marisette, Âmes Vaillantes, Coeurs Vaillants, etc. A sua criação mais conhecida é Forte Navajo (argumentos de Jean-Michel Charlier), que surge em 1963 na revista Pilote. Narra as aventuras de Mike Blueberry, um oficial do exército americano, e constitui um dos mais bem conseguidos Westerns da Banda Desenhada mundial. Em 1969 Giraud cria o seu alter-ego Moebius, responsável pelas incursões no universo da science-fiction e do fantástico, sobretudo a partir de 1973. A sua colaboração com Alejandro Jodorowsky, cujo carisma e universo pessoal influenciam vivamente o artista francês, data de 1978. John Difool (1980), Coeur Couronné (1992) e Après l’Incal (2000) são algumas das criações comuns. Giraud-Moebius participa também em diversos projectos cinematográficos, entre os quais Dune e O Quinto Elemento.

Depois da morte de Charlier, em 1989, retoma sozinho as aventuras de Blueberry.


Ler mais