Partilhar

Bocage ou o Elogio da Inquietude

Daniel Pires

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
36,01 € 40,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Bocage ou o Elogio da Inquietude, da autoria do investigador bocageano Daniel Pires, é a obra biográfica que representa cerca de 30 anos de investigação, efetuada nos acervos das principais bibliotecas e arquivos do país. 

Daniel Pires revela nesta trabalho dados inéditos e desconhecidos da personalidade e da obra de Bocage, derrubando alguns equívocos que a tradição tem consolidado ao longo do tempo. 

A sua iniciação e praxis no seio da Maçonaria; o seu percurso académico na infância e na adolescência; os interrogatórios da Inquisição e a reeducação a que esteve sujeito; a autoria do primeiro manifesto feminista português, romance epistolar em verso, são alguns dos aspetos divulgados nesta obra.

Ler mais

Autor

Daniel Pires

Licenciado em Filologia Germânica e doutorado em Cultura Portuguesa, Daniel Pires foi professor cooperante em São Tomé e Príncipe e em Moçambique, professor do ensino secundário e leitor de português nas Universidades de Glasgow, Macau, Cantão e Goa. Dirige o Centro de Estudos Bocageanos desde a sua fundação, em 1999. É autor de, entre outras, as seguintes obras:  Dicionário de Imprensa Literária Portuguesa do Século XX, Dicionário Cronológico da Imprensa Macaense do Século XIX, Bocage. A Imagem e o Verbo, bem como de ensaios sobre Camilo Pessanha, Wenceslau de Moraes, o Padre Malagrida, o Marquês de Pombal e Raul Proença. Colaborou no Dicionário de Fernando Pessoa, Dicionário da República, Dictionary of Literature of the Iberian Peninsula, Cambridge Guide to World Theatre, Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Dicionário de História de Portugal e Dicionário de História de Portugal: O 25 de Abril.

Ler mais