Partilhar

Caixa Para Óculos Azulejo Século XVIII

Vários

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
7,15 € 7,95 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Estas caixas são em metal forrado a microfibra e coordenam com o pano de limpeza.

Frequente na azulejaria de padrão do século XVII, este motivo foi denominado por Santos Simões como “Camélia”, flor que deve o seu nome ao padre jesuíta Camelli e que foi conhecida como rosa da China ou rosa do Japão. Sendo, na verdade, de proveniência oriental, a fonte iconográfica deste motivo é a peónia, flor cuja representação foi veiculada na Europa pela porcelana chinesa do século XVI.

A sua presença no azulejo português deve-se ao facto de esta flor ter sido confundida com uma rosa, razão porque não era vista como apenas mais um elemento decorativo mas sobretudo simbólico. Com efeito, quando colocada em espaços religiosos dedicados a Nossa Senhora, a rosa simbolizava a ideia de pureza e virgindade, facto confirmado pela proveniência destes azulejos – o antigo convento de Nossa Senhora da Esperança, em Lisboa.

Estas peças Terra Lusa representam pormenores de painéis de azulejos do séc. XVII e são o tributo da Terra Lusa a todos os mestres e pintores da azulejaria portuguesa que permitiram a Portugal um reconhecimento universal neste campo das artes. 

Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais