Partilhar

Cartas ao meu Eu do outro Lado do Espelho

Maria Teresa Portal Oliveira

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
11,69 € 13,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Maria é uma médica de Medicina Geral e Familiar, numa Unidade de Saúde Familiar, que resolve escrever cartas ao seu eu refletido no espelho para falar sobre os cacos que restam da sua vida desfeita. Mergulhada numa depressão, da qual tenta fugir, porque perita numa outra especialidade médica, recusa-se a permanecer inativa e mergulhada na bruma escurecida da medicação. Tem motivos de sobra para se encontrar naquele estado, mas só se conhecem quase no fim dos desabafos epistolares.

Um romance em que a personagem reflete sobre casos clínicos que resolveu e resolve numa Unidade de Saúde, nos arredores da grande cidade. Mais uma vez, a autora leva o leitor para temas bem atuais: a depressão, a pedofilia, a violência doméstica, o transtorno do espetro autista (Síndrome de Asperger), a gravidez precoce / os métodos contracetivos e as doenças terminais.

Um romance com episódios dramáticos, mas alguns bem caricatos, mas, lamentavelmente, verdadeiros, sobre a depressão, que é, segundo a OMS, um dos principais problemas de saúde no mundo.


Ler mais

Autor

Maria Teresa Portal Oliveira

Nasceu a 5/7/1955 em Paranhos, Porto. Cursou Filologia Germânica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e lecionou o 9º grupo, em 77/78, no Liceu Nacional de Guimarães e os 2.º e 3.º ciclos durante 42 anos, os últimos 35 na EB2,3 e Caldas das Taipas, onde habita. Está aposentada. Criou «O Pequeno Jornalista», o jornal escolar que ganhou os 2.º e 3.º lugares no Conc. de Jornais Escolares em 92/93 e 95/96, mantendo-o 30 anos até se aposentar. Deu aulas de Jornalismo, no Clube de Jornalismo, e depois na Oficina de Jornalismo e Escrita Criativa. Esteve na gestão da escola/ agrupamento de escolas durante 25 anos, nomeadamente como vice-presidente e subdiretora, tendo recebido um louvor no Diário da República. Como cronista, escreveu para o jornal regional O Povo de Guimarães e escreve para O Reflexo, o jornal da vila de Caldas das Taipas.

Quer agora dedicar-se à carreira de escritora/poetisa que deixou na gaveta enquanto decorria a primeira profissão. Muitos dos seus contos estão publicados no Jornal Escolar e foi lê-los a escolas do agrupamento, nomeadamente ao Jardim de Infância do Pinheiral.

Embora o seu público seja mais juvenil, muitas das suas histórias são adoradas pelas crianças do pré e do 1.º ciclo.


Ler mais