Partilhar

Casa Museu Júlio Dinis: atelier d’arquitectura

J. A. Lopes da Costa

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
11,87 € 14,84 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Museu Júlio Dinis - Uma Casa Ovarense tem como missão valorizar a passagem do escritor Júlio Dinis por Ovar, dando destaque à influência que esse período teve na sua obra literária e, paralelamente, preservar um exemplar de referência da típica casa vareira que o escritor habitou em 1863. Pretende-se, assim, salvaguardar uma herança cultural local mas com óbvia repercussão nacional, focalizada no séc. XIX, associando-lhe, paralelamente novas dinâmicas.A casa Museu Júlio Dinis, que teve em tempos um primeiro restauro da autoria do Arq. Fernando Távora, foi agora objecto de um projecto de requalificação e ampliação, pela mão do Atelier d’Arquitectura J. A. Lopes da Costa que manteve a construção original e passou a contar também com um espaço expositivo complementar.

Ler mais

Autor

J. A. Lopes da Costa

Nasceu em Ovar em 1959. Licenciado em Arquitectura pela Unité Pedagogique d’Architecture de Bordeaux, em 1984.

Estagiou no Rio de Janeiro no Atelier Sérgio Bernardes e Associados.

Colaborou na elaboração do Plano Director Municipal de Santa Maria da Feira e na Coordenação do Plano Director Municipal de Vale de Cambra.

Exerce em Atelier próprio, em Ovar, tendo ganho o 1.º prémio em variados concursos, entre os quais o Mercado de Cucujães, o arranjo urbanístico da Marginal do Furadouro com Philippe Berdet, as Bibliotecas de Vale de Cambra, Monção, Estarreja e Oliveira de Azeméis, a Estação Central de Camionagem de Vale de Cambra e os projectos da Quinta da Várzea em Coimbra, os projectos da sub-fase B da cooperativa Habitovar em Ovar, os projectos dos blocos de apartamentos para a “Quinta do Brinçal”, Golden Eagle Golf Club, em Campo Maior, o novo Edifício sede da Ferpinta e o Novo Interface de Transportes Lourosa/Fiães, em Santa Maria da Feira, com Tiago Meireles.

Foi ainda premiado com o 2.º prémio nos concursos para a elaboração do projecto da Casa das Artes de Ovar, da Academia de Música de S. João da Madeira e do Centro de Artes de Águeda e com o 3.º prémio no concurso para o novo edifício da Câmara Municipal de Vale de Cambra, todos com Tiago Meireles.

Recebeu o Prémio de Arquitectura Januário Godinho, com a habitação João Sintra Coelho, em Ovar, com Rui Ventura.

Desenvolveu o Plano de Pormenor do Parque Desportivo de Aveiro e os projectos de arranjos exteriores da área envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro, para o Euro 2004.

Elaborou projectos e tem obra realizada em vários países, nomeadamente França, Itália, Alemanha, Suíça, Croácia, Brasil e Moçambique.

É vogal do Conselho de Disciplina da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos, desde 2020.

Fez parte, de 2006 a 2011, da direcção do NAAV (Núcleo de Arquitectos de Aveiro).

Participou em várias exposições colectivas e em conferências quer em Portugal quer no estrangeiro.

Tem o seu trabalho publicado em monografia, bem como em várias revistas, sites e portais da especialidade, em Portugal e no estrangeiro.

Ler mais