ICJP / CIDP

A Coleção ICJP | CIDP constitui um veículo fundamental da produção juscientífica do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Através desta Coleção partilhar-se-ão com o grande público textos correspondentes a intervenções em eventos organizados pelo ICJP - tais como conferências, cursos de pós-graduação, “workshops”, e afins -, mas também textos de outro vulto científico, resultantes do trabalho académico dos docentes associados ao ICJP.
O leitor pode, a partir de agora, acompanhar mais de perto e com maior constância as nossas atividades através do respetivo resultado final vertido em texto, o que é, simultaneamente, responsabilizador para nós e motivo de grande satisfação. É devido um público agradecimento à Editora Almedina, que acreditou que a nossa qualidade científica terá tradução no plano editorial.
Professor Doutor Jorge Miranda, Presidente da Direção do ICJP

O Centro de Investigação de Direito Público do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (CIDP) procura estimular e promover novas orientações de pesquisa na área do Direito Público, assim como a vasta experiência de investigação dos docentes e investigadores da Faculdade nas áreas da Ciência Política, do Direito Constitucional, do Direito Administrativo, do Direito Europeu e do Direito Internacional.
Na notação final atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) aos Laboratórios e Centros de Investigação que concorreram ao Processo de Acreditação iniciado em 2013, o CIDP obteve a classificação final de “Muito Bom”, tendo-lhe sido atribuída a nota de 21,5 valores, numa escala de 0 a 25. Este resultado faz com que o CIDP figure hoje no topo das unidades nacionais de investigação, tendo sido o primeiro classificado de todos os Centros de Investigação em Direito em Portugal, em ex-aequo com apenas um outro Centro de Investigação.
A Coleção ICJP | CIDP constitui mais um passo na afirmação e divulgação da nossa investigação científica, que nos ajudará, não apenas a manter, mas a melhorar o nível que com muito labor já atingimos, para o que é fundamental a partilha com o grande público, da especialidade e não só.
Professor Doutor Carlos Blanco de Morais, Coordenador Científico do CIDP