Partilhar

Desconto: 20%
32,00 € 40,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste volume incluem-se, em função da cronologia da sua composição, quatro comédias que correspondem a diferentes momentos da produção de Aristófanes. Vespas (422 a. C.) e Paz (421 a. C.), como que encerram um período particularmente vocacionado para a sátira da governação e dos políticos, que tomou como alvo central Cléon, o demagogo mais destacado no momento. Com a sua morte, e com a negociação do período de paz que ela possibilitou, Aristófanes viu, por um tempo, esgotadas as suas principais fontes de inspiração.
Aves (414 a. C.) e Lisístrata (411 a. C.) distanciam-se das duas peças anteriores por um período de anos que trouxe a Atenas acontecimentos particularmente gravosos no processo de se impor como cabeça de um império helénico. Com o desfecho da campanha contra a Sicília (415-413 a. C.) — uma tremenda aventura de guerra, animada de grandes objectivos, sujeita a tremendos riscos e coroada com os piores resultados —, o poeta voltou-se para a expressão do desencanto dos cidadãos com a crise social que se instalou; com Aves retratou o exílio daqueles que se sentiam tentados à fuga… apenas para exportarem para outro universo, como verdadeiros atenienses, os defeitos da sua cidade; e com Lisístrata colocou, à frente da cidade, «as virtudes» femininas numa campanha persistente em nome de uma paz pan-helénica.

Ler mais

Autor

Aristófanes

ARISTÓFANES, autor cómico ateniense (445-386 a.C.), foi o mais representativo da comédia antiga. Das suas peças, as onze que chegaram até aos nossos dias constituem variações satíricas sobre temas de grande actualidade.

Ler mais