Partilhar

Criado Mudo - Poetas do Mundo, Antologia Poética

Fernanda de Queýroz

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Criado Mudo é uma antologia de poesias entrelaçadas, dedicada aos grandes poetas. Trata-se de uma láurea aos poetas que deram origem a 40 programas de rádio Poetas do Mundo. Os meus poetas prediletos, as biografias que investiguei, os poemas que li, as notas que tirei nos momentos «in sónicos» de crescimento individual e de literacia poética.

São estes os poetas que ficaram na almofada do meu sono, «abertos», «paginados» quietos, silenciosos, repousavam na mesinha de cabeceira (criado mudo) mil noites. Escrevemos, lemos e descansámos juntos, abrimos a gaveta como na história de Aladino, os quarenta ladrões do sono. Abriu as páginas e escreveu o livro. Era como um tapete mágico das noites solitárias, riscava um outro traço facial na imagética dos sinais, surgiram os esboços, um sarrabisco, uma linha, o assistente prefeito, os ensaios do dia seguinte. Perfis psico poéticos, preliminares da expressão, o fisionómico e comummente literário.

LUZ, AÇÃO, relógio, 30 minutos, só 30 minutos, insistências da Sara e, no sorriso do «Bem-vindos», mais um programa Poetas do Mundo, na nossa Radio Transforma e revista In Comunidade.


Ler mais

Autor

Fernanda de Queýroz

Personalidade multifacetada e complexa, sempre em busca da originalidade e da beleza, seja dos sons, das cores ou das formas, desenvolve os seus talentos em diversas áreas que cultiva: escrita (prosa e poesia), pintura, escultura, desenho, artes performativas e outras formas de arte, do simples arranjo de flores à decoração de uma mesa ou sala para um qualquer evento social. Tudo isto pratica de uma maneira cada vez mais refinada e perfeita. Julgava ingenuamente que, com as limitações de tempo que todos nós temos, ela iria, aos poucos, concentra-se, no máximo, em dois dos dotes que possui: puro engano meu, a Fernandinha consegue crescer harmoniosamente em todas elas.

Fixando-nos na poesia, porque é disso que quero falar, sempre me encantou a facilidade com que lhe surgem ideias novas, que trabalha com todo o amor, carinho e dedicação, a riqueza espiritual que empresta a tudo o que escreve, bem como a forma um pouco enigmática de se exprimir, parecendo desafiar o leitor a descodificar as imagens que usa com profusão.

A estrutura deste livro, com o desenho da cara do poeta numa página e o poema que o homenageou na página oposta, é muito boa.

A originalidade do desenho, a beleza, simplicidade e harmonia dos poemas, conquistaram-se definitivamente.

Bem hajas, Fernandinha.

NSC

Ler mais