
De Lisboa a Mogadouro: de comboio, barco e diligência
Trindade Coelho
Sujeito a confirmação por parte da editora
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Feitoria dos Livros
- Categorias:
- Ano: 2018
- ISBN: 9789898307552
Sinopse
«De Lisboa a Mogadouro» é uma viagem com textos inéditos de Trindade Coelho, talentoso contista e autor de «Os Meus Amores». Organizada e prefaciada com um estudo do escritor José Viale Moutinho, que muito tem contribuído para a salvaguarda do espólio deste autor.
Esta obra revela-nos ambientes e paisagens do Séc. XIX. Em Lisboa: O Aterro - Do Cais Sodré ao glorioso Tejo - calcorreando a Rua do Arsenal ao largo do Corpo Santo, atravessando com o olhar a outra banda, Cacilhas, Almada, Ginjal, Porto-Brandão, Caparica, a bordo do navio D. Afonso, rio abaixo... de proa fita o Seixal, chega a Arrentela. De Coimbra chama a atenção para o Convento de Santa Clara e sublinha: "O Mondego - e vão lá chamar-lhe poético - jurara ao vetusto convento uma guerra de extermínio... e em todos os Invernos... apertava nos seus braços... com violências de indómito demolidor..."
O Porto reserva-lhe um original acolhimento do Hotel Cardoso, pejado de brasileiros... "No dia seguinte de manhã segui viagem para a Régua... Quebrei aqui o meu itinerário para ir a Lamego. Fui dar com os ossos a uma hospedaria..."
E finalmente nas Cartas Transmontanas dá-nos uma aguarela bem temperada e intensa de côr. "Ao pôr-do-sol, à hora em que o poente se afoga em cores alaranjadas e o contorno das coisas em tintas pardacentas as aves saiem dos ninhos (...) Eu sou como as aves - saio a essa hora - fresco como um ramo de lilás, vigoroso e forte como o braço nu de atleta."
E de Mogadouro , sua terra natal, numa carta confessa: "Olha, meu amigo, o calor que por aqui vai derreteu o meu pseudónimo - Belisário."