Partilhar

Desconto: 10%
22,41 € 24,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O grande cientista Robert M. Sapolsky, autor do best-seller Comportamento, vai ao âmago da ciência e da filosofia da tomada de decisões para questionar a existência do livre-arbítrio, uma ideia com consequências profundas.

Em Comportamento, uma obra já clássica onde explicita as razões pelas quais os seres humanos agem bem ou mal, Robert Sapolsky aponta uma conclusão perturbadora: podemos desconhecer a ligação precisa entre a natureza e a educação que cria a física e a química na base do comportamento humano, mas isso não significa que essa ligação não exista. 

No presente livro, Sapolsky vai ainda mais longe, montando um brilhante (e, no seu estilo inconfundível, delicioso) ataque à fantasia simpática de que existe um eu independente que diz à nossa biologia o que deve fazer.

Sapolsky aplica este novo entendimento da vida sem livre-arbítrio a algumas questões humanas fundamentais, como a punição, a moralidade e a convivência pacífica. Por último, defende que, embora viver o quotidiano reconhecendo que não se tem livre-arbítrio possa ser tremendamente difícil, tal não tem de resultar em anarquia, falta de um propósito e mal-estar. Pelo contrário, produzirá um mundo muito mais humano.


Ler mais

Autor

Robert M. Sapolsky

Nascido em 1957 em Nova Iorque, é titular da cátedra John A. and Cynthia Fry Gunn e professor de biologia, neurologia, ciências neurológicas e neurocirurgia na Universidade de Stanford, tendo recebido uma «Genius Grant» da MacArthur Foundation.

Autor de diversas obras de não-ficção, entre as quais A Primate’s Memoir, The Trouble with Testosterone e Why Zebras Don’t Get Ulcers, o seu livro mais recente, Comportamento – A biologia humana no nosso melhor e pior, publicado pela Temas e Debates em 2018, foi um bestseller do New York Times e considerado o melhor livro do ano por The Washington Post e The Wall Street Journal.

Ler mais