Partilhar

Diário de Bordo – Aspectos do Pensamento Contemporâneo

Christopher Damien Auretta

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
22,50 € 25,01 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Este diário de bordo representa algo menos e algo mais do que uma disciplina. É algo menos do que uma disciplina completa porque o mapa da contemporaneidade é de uma complexidade em dinâmica e contínua evolução; limitamo‐nos aqui, portanto, a assinalar alguns aspectos salientes. Além disso, recorde‐se que uma área de indagação oriunda do âmbito das ciências sociais e humanas – como esta área de aspectos do pensamento contemporâneo – obedece à seguinte lei intrínseca: a construção de um saber para o exterior (o indivíduo, a comunidade, a sociedade, o mundo) e a elucidação do sujeito que realiza essa construção são actos correlatos e coevos. É algo mais porque a aprendizagem não se restringe, nem a um programa, nem a objectivos pré‐fixados e previsíveis. Aprender é a consubstanciação do próprio drama de existir.
Um curso universitário é, desde sempre e também, um percurso vital. Assim, visite‐se este volume ao modo de um mapa que convida a um espírito de itinerância aberta e de auto‐descoberta. Nesta vida, cada leitor/a deve descobrir em si a sua própria bússola.
Derradeira nota: pensar, tal como amar, pede um acto de entrega.

Ler mais

Autor

Christopher Damien Auretta

CHRISTOPHER DAMIEN AURETTA doutorou-se pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA. Lecciona na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa onde organiza seminários em Pensamento Contemporâneo e na área de Ciência e Literatura, focando, sobretudo, exemplos da representação estética da modernidade técnico-científica.

As suas publicações recentes incluem: “Cem dias à sombra da Torre de Babel, Novas crónicas pedagógicas”; “Em torno do pensar na Torre de Babel do Século XXI (micro-ensaios e afins)”; “Ten Essays; Thinking in Babel (poesia)”; “Elogio do Intervalo, Um docente à janela do século XXI”; “Cine(gra)mas, Entre a Escrita e o Ecrã”; “Missivas da Noosfera”; “A Mala Anarquista”; “Diz-Me Tu Quem Eu Sou, Diálogo com Paulo Freire” e “Autobiografia de uma Sala de Aula, Entre Ítaca e Babel com Paulo Freire (com João Rodrigo Simões)” e Discurso do Bastardo.

Ler mais