Partilhar

Dicionário de História de Portugal: o 25 de Abril - 1.º Volume

António Reis, Maria Inácia Rezola, Paula Borges Santos

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
19,80 € 22,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Quatro décadas após o golpe militar do 25 de Abril de 1974, atualiza-se o Dicionário de História de Portugal , obra pensada e iniciada pelo professor Joel Serrão, com a publicação do suplemento relativo ao período da transição para a democracia (1974-1976). A obra que aqui se apresenta trata desse intenso processo histórico, marcado por vários momentos chave, e procura sistematizar, com rigor científico, informação sobre: instituições políticas, jurídicas, culturais, sociais e económicas; partidos políticos; biografias de personagens políticos, militares, culturais e religiosos; aspetos gerais sobre o Estado e as suas políticas públicas; os principais movimentos sociais, as ideologias, a economia e a inovação, a diversidade religiosa, a literatura e a arte.

Autor(es)

António Reis

Maria Inácia Rezola

Maria Inácia Rezola. Doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de História Contemporânea da mesma faculdade, leciona na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL). Desde abril de 2022 é comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.

Paula Borges Santos

Paula Borges Santos é doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC - UNL), onde coordena o Grupo de Investigação Justiça, Regulação e Sociedade, é colaboradora regular do Departamento de História Comtemporanea da Facultad de Geografia e Historia da Universidad Nacional de Educación a Distancia (FGH-UNED). Foi Professora visitante da Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul, Brasil (2015). Publicou Igreja Católica, Estado e Sociedade (1968-1975): O Caso Rádio Renascença (ICS, 2005), que recebeu o Prémio Fundação Mário Soares (edição de 2004) e A Questão Religiosa no Parlamento (1935-1974)…