Partilhar

Dicionário Sentimental do Adultério

Filipa Melo

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
15,93 € 17,70 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

«Adultério» significa relação sexual voluntária entre uma pessoa casada e alguém que não é o seu cônjuge - e é a principal causa de divórcio em todo o mundo (em Portugal há 89 casamentos e 82 divórcios por dia). Porém, a história do adultério passa também pelos grandes mitos e histórias consagradas pela literatura, pela religião, pelo cinema, pela música e pela pintura. Da Bíblia (Abraão trai Sara com Agar) às peças de Shakespeare, das cantigas medievais a Madame Bovary ou Os Maias, do Império Romano às tramas políticas da América contemporânea, das histórias dos nossos reis e rainhas aos escândalos de Hollywood e da cultura pop, do Ulisses a O Primo Basílio, das traições dos deuses gregos à vida dos nossos vizinhos - o adultério é um elemento decisivo da história sentimental da Humanidade. Tem a ver com a traição e com a paixão, a tentação ou a alquimia sexual, o prazer do risco e o desejo sem ordem nem lei - mas também com o amor. E com a sua natureza frágil.

Este dicionário não faz «moral» nem «defende o adultério» -é um guia tão erudito como divertido da história do adultério ou das paixões e seus escândalos e transgressões.

Ler mais

Autor

Filipa Melo

Filipa Melo - Jornalista e escritora, nasceu em abril de 1972. Desde 1990, como jornalista especializada na área de Cultura/Literatura, trabalhou como repórter (Visão, Expresso, Grande Reportagem, Ler, JL, O Independente, Escrita em Dia/SIC), editora (Livros de Portugal/APEL, Mil/Público, Oriente/SIC Notícias, Magazine e Magazine Livros/RTP2), crítica e comentadora (Acontece e Jornal2, RTP2) e consultora (Câmara Clara, RTP2). Em 2011, assinou a autoria, edição e apresentação do programa "Nós e os Clássicos", exibido pela SIC Notícias. Atualmente, assina crítica literária no jornal Sol e na revista Ler, é coordenadora da programação cultural da Livraria Almedina do Atrium Saldanha e orienta as Comunidades de Leitura Almedina/Atrium. Recebeu o Prémio Nacional de Cultura Sampaio Bruno em 1996.
O seu primeiro romance, Este é o Meu Corpo (Temas e Debates/Sextante) data de 2001 e foi publicado em Espanha, França, Itália, Polónia, Croácia, Eslovénia, Sérvia e Brasil. Os seus contos encontram-se publicados em diversas publicações e antologias portuguesas e internacionais.

Ler mais