Partilhar

Diplomacia Todo-o-Terreno

Ana Gomes, Bárbara Reis 

Em Stock



Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €
Wishlist Icon

Sinopse

NOS 25 ANOS DO RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA DE TIMOR-LESTE PELA INDONÉSIA: UMA LONGA CONVERSA ONDE ANA GOMES FAZ O COUNTDOWN DO INTENSO ANO DE 1999, QUE VIVEU COMO DIPLOMATA EM JACARTA.

Diplomata há 20 anos, Ana Gomes é enviada para Jacarta em 1999 com a missão de abrir uma secção de interesses, embrião da futura embaixada, quando Portugal e a Indonésia acreditam que as relações diplomáticas podem ser finalmente restabelecidas. A diplomata viveu esse louco e decisivo ano de forma arrebatada. O «logo» que vai repetindo nesta conversa, na urgência de tudo acontecer sem demora, imediatamente, espelha o seu carácter impulsivo e intuitivo. Quando «acabou» Jacarta, suspendeu a carreira e mudou de vida. «A seguir, qualquer outro posto seria um anticlímax.» Neste livro — que é uma síntese de 34 horas de conversa e 17 rondas de entrevistas conduzidas por Bárbara Reis entre 2022 e 2023 —, Ana Gomes deixa a História para os historiadores e conta só o que viveu, mostrando que a diplomacia é uma profissão que tem de servir um propósito: sobretudo num ano assim, que exigia uma diplomacia todo-o-terreno. «Um diplomata tem de estar preparado para falar e negociar com o inimigo. Como diplomata, estou preparada para falar com o diabo — sem perder a noção do que quero e de que ele é o diabo. Falei com quem era preciso falar. Como é que poderíamos ter feito o nosso trabalho em Jacarta, eu e os meus colegas, se partíssemos do princípio de que todos eram nossos inimigos? E se identificava alguém como «inimigo», tinha de o tentar trazer para um entendimento qualquer, nem que fosse para o neutralizar.» — Ana Gomes «Ana Gomes é uma diplomata que se conjuga a correr. À sua volta, tudo se passa sem demora, imediatamente, logo a seguir. […] Não haja equívoco: Ana Gomes é analítica, tem prudência q.b., planeia gestos estratégicos, faz cara de póquer e aparenta uma calma imperturbável para esconder a ebulição interior. Mas viveu o louco ano de 1999 em Jacarta de forma arrebatada.» — Bárbara Reis, Introdução «A luta dos timorenses pela autodeterminação, durante os tempos em que parecia uma causa desesperada e ao longo do próprio ano de 1999, teve uma capacidade muito especial de mobilizar o empenho de alguns notáveis indivíduos no seio de organizações não governamentais, da sociedade civil, da ONU e de governos e parlamentos — em particular em Portugal. Ninguém pode ler o relato da Ana e deixar de reconhecer que ela foi uma dessas pessoas.» — Ian Martin, Prefácio


Ler mais

Autor(es)

Ana Gomes

Ana Gomes é embaixadora aposentada, tendo sido admitida na carreira diplomática em 1980. Serviu com o presidente da República António Ramalho Eanes (1983-1986), nas Missões Permanentes de Portugal junto da ONU em Genebra (1986-1989) e Nova Iorque (1997-1998), e nas embaixadas em Tóquio (1989-1991) e Londres (1991-1994). Em 1999, chefiou a secção de interesses de Portugal na embaixada da Holanda na Indonésia, acompanhando o processo de independência de Timor-Leste. Foi embaixadora de Portugal em Jacarta entre 2000 e 2003. Cumpriu três mandatos como membro do Parlamento Europeu (2004-2019), eleita pelo PS. Foi candidata à Presidência da República em 2021. Mantém um programa de comentário político na SIC Notícias. 

Ler mais

Bárbara Reis 

Bárbara Reis é jornalista do Público desde 1989. Trabalhou nas secções Internacional e Sociedade e foi correspondente em Nova Iorque entre 1995 e 2000. Passou tantas horas nos corredores da ONU por causa de Timor-Leste que aterrou em Díli com um passaporte das Nações Unidas. Em Timor (2000-2002), integrou a missão UNTAET e foi porta-voz de Sérgio Vieira de Mello, administrador transitório até à independência. Regressou ao Público e editou a Cultura e o caderno P2. Foi directora do jornal entre 2009 e 2016. Hoje é redactora principal e escreve duas colunas semanais de opinião. Dá o curso Escrever com Clareza e Força no ISCTE e é autora de O Negociador, Revelações Diplomáticas sobre Timor-Leste (1997-1999).


Ler mais